RFM: Só Grandes Músicas! (Uma Ova!!!!)



Por várias razões, gosto de escutar música antes de me deitar, não necessariamente quando vou dormir, adoro ter uma boa conversa quando a nossa mente já não se encontra exactamente na terra e parece que deambulamos um pouco pelas palavras e isso, estranhamente, torna tudo mais claro e simples.

Tenho um rádio-despertador sintonizado na RFM, há tempos tinha mudado para outra estação pelas mesmas razões que provavelmente me farão mudar de novo.

A RFM (da Renascênça), possui um share de mercado próximo dos 50% e é, descaradamente, um monopólio que impõe às pessoas o seu ultra-conservadorismo, o seu regresso ao passado, à sua falta de estímulo à arte portuguesa, ao seu (nosso) brain-washing do gosto musical dos portugueses. Para além de, tal como a maioria, não respeitar as quotas mínimas de música nacional (já nem peço em língua portuguesa, mas enfim...), a sua filosofia desde há uns anos é a de que a música estrangeira (leia-se de língua inglesa) é que é de qualidade e deve-se repetir uma canção até à exaustão (desde que o dinheiro passe por baixo da mesa, claro) para que o ouvinte a consuma.

As poucas canções de origem nacional são óbvias porque pertencem sempre as mesmos autores, os (chamo-lhes eu) suspeitos do costume. O apoio a novos artistas (nacionais ou internacionais) é escaço ou inexistente e, quando surge, volta a ser aos (novos) suspeitos do costume.

Os diálogos são treinados previamente, as fórmulas estudadas até ao infimo pormenor, fazer-se rádio hoje em dia baseia-se na matemática e na sua estatística e na desculpa de que se faz o que o ouvinte quer consumir. Bullshit!

Felizmente há outras rádios mais espontâneas e fiéis ao que fazer rádio realmente é, tanto para quem fala, como para quem escuta.

Push the button, don't push the button, trip the station, change the channel!


*Xuac*

Partilhar

Publicada porAnónimo  

2 comentários:

Pralaya disse... 15/06/05, 16:43  

Pena que para mudar de estação temos de nos levantar e rodar os botões, devia haver uma opção mais simples tipo, por telepatia, não gosto desta e tchamm o rádio tinha automaticamente mudado de estação.

Anónimo disse... 18/06/05, 14:17  

Já tinha pensado em escrever sobre este tema. Desde criança que sempre gostei de rádio, até mais do que de televisão. De facto, o monopólio da RFM, em conjunto com a Rádio Comerial, estão a estragar o gosto dos portugueses.
Chegam a passar as mesmas canções em simultâneo, mesmo aquelas que já foram sucessos de há 10 ou mais anos atrás.
Além disso, insistem sempre nos mesmos artistas: Phill Collins, Bryan Adams, Celine Dion, Sting...
E claro, há a patetice de os diálogos serem todos ensaiados. Que falta de personalidade...!

Enviar um comentário