Music, makes the people, come together… yeah

Image hosted by Photobucket.com

Em Julho de 1985 realizou-se o Live Aid, evento que pretendeu reunir fundos para alimentar África, que constou numa maratona de concertos em Filadélfia e Londres em simultâneo, reunindo 100 milhões de dólares de ajuda. Passaram 20 anos, mas a fome e a morte continuam a fazer parte do quotidiano dos habitantes do continente Africano.

Dia 2 de Julho de 2005 a ambição foi mais longe e Bob Geldof, o mentor deste projecto, convidou músicos de todo o mundo para participarem num evento a que intitulou de Live 8. Desta vez, a intenção não era recolher os donativos de anónimos, mas sensibilizar e pressionar os líderes dos países pertencentes ao G8 - países mais ricos do mundo: Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão, mais a Rússia - a perdoar a dívida, a duplicar a ajuda e a aceitar uma prática de comércio justo para com os países africanos.

Os líderes do G8 reúnem-se amanhã em Edimburgo, na Escócia, e nas mãos deles está a decisão de mudar o cenário de desumano que existe em África. Obviamente que, a serem tomadas, estas medidas não vão acabar a curto prazo com a injustiça, mas será o princípio de um processo que poderá vir a ser a concretização daquilo que até hoje sempre foi visto como uma utopia.

Não posso deixar uma pequena nota sobre a cobertura televisiva deste evento em Portugal. Acho que foi lamentável o facto da RTP se ter aproveitado de um evento deste género para “enfiar” quilos de publicidade nos intervalos. A estação pública, que tinha os direitos de transmissão, cortou a maior parte das actuações, para fazer “serviço público” com entrevistas a representantes de uma série de organizações de solidariedade, dirigidas por Pedro Ribeiro e pela gralha da Margarida Pinto Correia. A mim isto irritou-me profundamente e suponho que a muita mais gente também.

Felizmente, há uma nota positiva para a Antena 3, que fez uma cobertura radiofónica exemplar, como é de costume acontecer com outros eventos musicais.

Assinem a petição: THE LIVE 8 LIST

Partilhar

Publicada porLuy  

2 comentários:

Anónimo disse... 05/07/05, 18:34  

Acho k qdo o sr. Bush afirma k n vai assinar nenhum tratado semelhante ao de Quioto porque isso iria dar cabo da economia, as minhas esperanças desvanessem-se :(

Bitch!

*Xuac*

Anónimo disse... 06/07/05, 16:40  

Possivelmente tens toda a razão.

No entanto, é importante que as pessoas manifestem as suas vontades, por mais que não sejam satisfeitas.

Há que demonstrar a revolta em vermos que seres humanos sejam dizimados pela fome e doenças à custa do luxo de outros.

PS - Como eu já tinha dito, a RTP estragou a festa toda com as interrupções. Conclusão: nas audiências a transmissão do Live 8 para lá do top 20 dos programas mais vistos no sábado. Uma vergonha... Que rico serviço público!

Enviar um comentário