O regresso de uma abóbora

Image hosted by Photobucket.com

Billy Corgan, como todos devem saber, foi líder dos Smashing Pumpkins, uma das maiores bandas rock/punk de sempre e que marcou indiscutivelmente a música na década de 90 apesar da sua curta carreira.

Sempre que um ex-membro dos Smashing Pumpkins apresenta um trabalho discográfico os fãs procuram uma pequena ressurreição da banda. Essa expectativa aumenta quando o trabalho vem do seu mentor Billy Corgan.

Acho que em certa medida há razão para os fãs pensarem dessa forma, visto que Corgan era considerado a alma do grupo. Este primeiro álbum a solo sucede o projecto Zwan criado por Billy Corgan com Jimmy Chamberlin, mais um ex-elemento dos Pumpkins, e começa a cortar definitivamente com cordão umbilical que o ligava aos Smashing.

TheFutureEmbrace é um album sombrio, caracteriza-se por um intensivo desalinho das guitarras nos temas mais pesados de onde sobressai a voz de Billy Corgan misturada com sons electrónicos. Alguns temas registam uma monotonia sonora nas canções, sempre com uma base rítmica dominante do principio ao fim do tema. Os últimos temas do alinhamento são mais calmos e exploram o lirismo de Corgan na composição, sendo definitivamente a melhor parte do disco.

No início de A100 ainda nos parece que estamos perante um registo de música de dança electrónica, mas logo percebemos que é uma pequena distracção e volta às bases comuns, embora nalguns momentos nos faça recordar os U2 no álbum POP.

Image hosted by Photobucket.com

Mas o álbum também prima por algumas surpresas, como uma “cover” de um clássico de Barry Gibb's intitulada To Love Somebody, que já foi editada por outras vozes conhecidas, como por exemplo Michael Bolton, que aqui conhece um registo darkness, muito próximo das “covers” que realiza Marylin Manson.

Estamos perante um álbum difícil, duro e nada imediato, levando algum tempo até nos adaptarmos à sua sonoridade. Apesar dos muitos fãs que ainda restam da banda, poucos vão sentir-se identificados com este trabalho. Por mais voltas que se dê, os Smashing Pumpkins eram compostos por quatro excelentes músicos - Billy Corgan, James Iha, D'Arcy e Jimmy Chamberlin –dando todos o seu contributo para originalidade que caracterizava a banda. Há especulações sobre um regresso da banda. Quem sabe!?

Os Smashing Pumpkins conquistaram muitos fãs em Portugal, sobretudo depois de Mellon Collie and the Infinite Sadness (1995) e esgotaram todos os concertos por onde passaram. Felizmente ainda tive oportunidade de assistir ao concerto de despedida no Estádio do Restelo, já com a banda fragmentada, mas ainda assim foi um dos melhores concertos a que assisti, com cerca de duas horas e meia de música e o público a pedir mais.

Billy Corgan - TheFutureEmbrace [2005]
(Nota: 5/10)

1. All Things Change (***)
2. Mina Loy (M.O.H.) (**)
3. The CameraEye (**)
4. ToLoveSomebody (**)
5. A100 (***)
6. DIA (*)
7. Now (And Then) (***)
8. I'm Ready (**)
9. Walking Shade (***)
10. Sorrows (in blue) (****)
11. Pretty, pretty STAR (***)
12. Strayz (****)

Partilhar

Publicada porLuy  

0 comentários:

Enviar um comentário