X Y Z

Image hosted by Photobucket.com

Cinco anos, 3 álbuns, muito sucesso... É assim que se pode resumir a curta carreira dos Coldplay. Em pouco mais de um mês, o recente X&Y alcançou o primeiro lugar de vendas das tabelas de álbuns em 28 países. Os seus três discos de estúdio estão no grupo dos 25 mais vendidos na Inglaterra e contabilizaram 16 milhões de vendas. Isto é obra!

Os Coldplay continuam a banda de raiz que se reuniu em 1998, mas que em 2000 é que conheceu as luzes da ribalta com o álbum Parachutes, do qual se extraíram os singles Yellow e Trouble, que as rádios fizeram questão de tocar insistentemente. Com o álbum A Rush of Blood To The Head (2002) fez brilhar singles como Clock, In My Place e The Scientist.

Image hosted by Photobucket.com

Muitos crêem que os Coldplay serão os novos U2. Eu diria que eles arranjaram um lugar entre a veterana banda irlandesa e os Radiohead.

Speed Of Sound é o título do primeiro single extraído deste X&Y e uma excelente aposta, pois é o melhor tema deste trabalho. Não encontrei grandes diferenças entre os primeiros dois álbuns dos Coldplay e o X&Y. As canções continuam com letras depressivas e, mesmo quando as letras são de esperança, a música dá lhes sempre um toque obscuro. A Rush of Blood To The Head continua a ser o meu preferido.

Os Coldplay já passaram duas vezes por Portugal em concerto e vão voltar a 23 de Novembro para mais um espectáculo no Pavilhão Atlântico. Curtam a música deles e, por favor, não cortem os pulsos. Curiosamente Gwyneth Paltrow, a actriz vencedora de um Óscar pelo seu papel em “A Paixão de Shakespeare” e actual esposa de Chris Martin, o vocalista dos Coldplay, na actuação do grupo no Live 8, colocou uns auscultadores de protecção nos ouvidos da filha do casal, a pequena Apple (maçã). Quereria Gwyneth Paltrow proteger a filha de uma depressão induzida pela música do próprio progenitor do seu rebento?

Coldplay – X&Y [2005]
(Nota: 7/10)

1. Square One (***)
2. What If? (****)
3. White Shadows (****)
4. Fix You (***)
5. Talk (***)
6. X&Y (***)
7. Speed Of Sound (****)
8. A Message (****)
9. Low (***)
10. Hardest Part (****)
11. Swallowed In The Sea (****)
12. Twisted Logic (**)
13. Til Kingdom Come (Bonus Track) (**)

Partilhar

Publicada porLuy  

2 comentários:

Anónimo disse... 10/08/05, 23:05  

Por vezes são um nadinha monótonos e nem sei como pode uma voz como a do vocalista consegue funcionar no mundo musical, mas acho que ninguém pode negar as qualidades melódicas e de escrita deste novo super-grupo mundial.

Xuac

Anónimo disse... 10/08/05, 23:06  

hmmm... a minha gramática teve um desvio irreconhecível no meu comentário 8-/ será que se entende?

Enviar um comentário