Another American Nightmare

Image hosted by Photobucket.com

Ironicamente o país que inventa guerras, que invade outros territórios independentes em nome da democracia, que promove a prosperidade interna, que se afirma como o país livre e das oportunidades para todos, é derrotado pela natureza...

As imagens que circulam pelo mundo mostram uma América terceiro mundista, igual a uma Ásia assolada por um Tsunami ou a um Iraque invadido por tropas.

No entanto, é curioso ver as como as equipas de reportagem tratam as suas peças. Fazem uma abordagem distante dos acontecimento, como se fosse um caso além fronteiras, como se aquelas vítimas não fossem cidadãos americanos. Na verdade, apenas os pobres, na sua maioria são pessoas de raça negra, ficaram para trás e foram apanhados pelo furacão Katrina, porque quase uma semana antes se falava nos media desta ameaça natural e a população abastada de Nova Orleães fugiu para lugar seguro.

Image hosted by Photobucket.com

Por outro lado, é interessante o destaque que a segunda fotografia dá a uma mãe branca que procura ajuda com o filho de 11 meses nos braços, quando por detrás dela se vêem inúmeras pessoas de côr, onde provavelmente também existirão crianças na mesma situação à espera de ajuda.

Desvenda-se mais uma cortina sobre a América racista e desigual, tal como os países que os americanos invadem em nome de tantas mentiras...

Partilhar

Publicada porLuy  

4 comentários:

Anónimo disse... 05/09/05, 12:18  

Dito, sem tirar nem por...

60 a 70% da população de Nova Orleães é de raça negra, mas realmente a proporção que aparece retratada pelos média é quase 100%... e custa a acreditar que chegou a haver um aviso com vários dias de antecedência em relação ao furacão Katrina, inclusivé, um artigo com mais de 1 ano (não me recordo da data certa), avisava também ele para o perigo e vulnerabilidade que aquela cidade e região corriam.

O que foi feito? Nada!

*xuac*

Luy disse... 05/09/05, 12:51  

Depois de eu ter levantado estas questões, mais concretamente o racismo nos EUA, patente catástrofe do Katrina, todos os órgãos de comunicação começaram descortinar o problema.

Suponho que este blogue está a desencadear uma onda de revolta, pelo que estou muito assustado em poder ser identificado como o líder. :-p

Piadas à parte, é notória a apatia dos nossos media, que não interrogam ninguém do governo devidamente, para percebermos porque temos que ceder 2% das nossas reservas petrolíferas aos EUA! Houve uma resposta no sentido de ser uma questão política. OK! Mas isso não me diz nada. Podiam fazer um desenho? please...

Anónimo disse... 05/09/05, 21:29  

LOL

Sim, até pq os EUA têm produção própria de petróleo (no Alasca e no Texas) e nós nem isso o_O

Enfim, vamos lá ajudar os pobres coitados, não sejas mauzinho, Luy :ppp

aih, aih...

Anónimo disse... 06/09/05, 10:52  

E porquê petróleo? Não podíamos antes mandar alimentos do banco alimentar? Ou roupas?

Isto faz-me lembrar os agricultores portugueses que depois de umas pequenas chuvas ou um bocadinho de sol, fartam-se de morder os calcanhares do governo para libertarem uns subsídios a fim de poderem trocar de jipe.

Enviar um comentário