Let me sleep so I can dream of you

Photobucket - Video and Image Hosting

Os Texas são provavelmente a banda escocesa mais conhecida em todo o mundo. Num estilo pop/rock, o grupo de Glasgow, cujo nome foi inspirado em “Paris, Texas” - o filme de Wim Wenders de 1985, com banda sonora de Ry Cooder - começou as primeiras apresentações ao vivo nas festas de liceu.

O guitarrista Johnny McElhone e a vocalista Sharleen Spiteri são a alma deste grupo que alcançou pela primeira vez os tops do mundo com o álbum de estreia Southside (1989), através do impulso do irreverente single I Don't Want A Lover. Seguiram-se os álbuns Mothers Heaven (1991) e Ricks Road (1993), que asseguram a continuação do grupo.

Em 1997 os Texas regressariam em força numa versão que dava mais relevo à sua vertente pop, através do álbum White On Blonde, voltando a chamar a atenção sobre si. Os singles Say What You Want e Black Eyed Boy foram os responsáveis por esta viragem na carreira, num estilo mais dançável e voltando a conectar a banda com o público adolescente.

A mesma fórmula de White On Blonde viria a ser explorada no álbum The Hush (1999), assim como uma imagem mais sensual de Sharleen Spiteri, sobretudo nos vídeos que promoveram os temas Summer Son ou When We Are Together. Contudo, foi o single In Our Lifetime que arrasou os airplay das rádios.

Em 2000 os Texas decidiram fazer um balanço da sua carreira ao lançar o primeiro CD The Greatest Hits, seguido da edição em DVD de um excelente concerto no Pavilhão de Bercy, em Paris, que fazia uma visita por todos os êxitos do grupo.

Careful What You Wish For foi o nome dado ao álbum que editaram em 2003 e que facilmente caiu no esquecimento. Numa tentativa de procurarem novas sonoridades, os Texas acabaram por realizar um álbum estranho, com uma capa igualmente estranha, ao estilo dos anos 70, cujo o sucesso terminou logo no primeiro single - Carnival Girl –, o único a seduzir as rádios.

Photobucket - Video and Image Hosting

Em 2005 o cenário de vendas para os Texas não é melhor que em 2003, mas Red Book é bastante mais coeso que o álbum anterior, fazendo uma recuperação sonora dos discos White On Blonde e The Hush. Apresentado com o tema Getaway, seguido de Can't Resist, este álbum está recheado que excelentes temas melódicos, numa pop bastante actual, fazendo com que qualquer um dos temas possa ser um potencial single.

O meu destaque vai para as baladas What About Us, muito ao estilo dos Pet Shop Boys, e Sleep (3º single), um dueto com Paul Buchanan, que nos remete para as baladas dos anos 80 dos Cock Robin. Mas existe muito mais para descobrir neste Red Book.

Texas - Red Book [2005]
(Nota: 8/10)

1. 036 ( intro instrumental)
2. Getaway (****)
3. Can't Resist (****)
4. What About Us (*****)
5. Cry (***)
6. Sleep (*****)
7. Get Down Tonight (****)
8. Nevermind (****)
9. Bad Weather (****)
10. Masterthief (****)
11. Just Hold On (****)
12. Red Book (****)

Partilhar

Publicada porLuy  

2 comentários:

Anónimo disse... 02/08/06, 18:01  

A Sharleen é das mulheres mais bonitas que já vi, adoro a beleza dela.

As canções que conheço deles também são bastante boas, pena não serem muito constantes na inspiração.

Anónimo disse... 03/08/06, 14:25  

Sim, ela é linda. E tem carisma.

Quanto à inspiração... isso de não ser conatante acontece com todos!

É pena que ainda nunca tenho passado por Portugal. Nem mesmo nos Festivais de Verão.

Enviar um comentário