"Só sei que nada sei"

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Querem saber qual é a diferença entre o ensino em Portugal e o ensino no resto da Europa? A diferença está em que o ensino em Portugal é tão avançado que está entregue ao mercado capitalista, que regulamenta e gere o ensino em vez desta ser uma responsabilidade do Estado. Como tal, quem tem dinheiro não tem qualquer problema em adquirir um diploma e, talvez, nem precise mesmo de saber assinar o nome.

Com isto quero dizer que não posso ficar indiferente ao tema da actualidade: “José Sócrates obteve a licenciatura de uma forma legítima ou não?”.

Não me restam dúvidas de que a resposta à questão é “não”. Existem muitos dados que me levam a crer que o Primeiro-Ministro português foi beneficiado pela Universidade Independente para obter o grau de licenciado em Engenharia Civil. Não me interessam as razões que levaram a Universidade a proceder deste modo, porque isso daria “panos para mangas”, interessa-me muito simplesmente perceber até que ponto esta falcatrua põe em causa a dignidade e o carácter de José Sócrates no exercício do cargo que lhe foi conferido em voto democrático pelo povo, no qual o título de Engenheiro não terá sido visto com indiferença pelos votantes no momento de decisão.

Curiosamente, numa reportagem de rua da RTP, em que se faziam entrevistas a transeuntes, a maioria das pessoas estava-se nas tintas para o facto do Primeiro-Ministro ter ou não licenciatura. Na sua maioria os entrevistados eram idosos ou estudantes do secundário, o que não deixa de ser questionável painel de sondagem escolhido pelo canal público de televisão. Também foi curioso verificar como muitas pessoas nem se queriam pronunciar sobre o assunto, fugindo com medo! Será algum receio pelo facto de Salazar ter ganho o concurso dos “Grandes Portugueses”?!?!

Enfim, eu, bacharel, licenciado, pós-graduado e medianamente mestre (porque vou a meio do curso de mestrado), graus académicos que me custaram muita massa, entenda-se sobretudo massa encefálica, sinto-me indignado por gentalha deste calibre governar o país e por não termos uma população à altura para correr com eles daqui.

Partilhar

Publicada porLuy  

2 comentários:

Anónimo disse... 11/04/07, 02:16  

Entrevista na RTP1 4ªF à noite, certo?

Deve ser à hora do meu treino, mas pode ser que ainda apanhe alguma coisa deste demage-control-interview lol

Anónimo disse... 11/04/07, 10:46  

sim, é hoje.
Eu vou gravar para ver com muita atenção.
Mas já ouvi nas notícias de hoje que ele tb vai fazer o balanço de 2 anos de governo. Conclusão: vão-lhe perguntar alhos e ele responde bugalhos.

Enviar um comentário