Quem é JP Simões?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

O nome JP Simões, ou João Paulo Simões, ainda soa à maioria dos portugueses como desconhecido, mas este músico português já incorporou projectos de relevo na música nacional, como os Pop Dell´Arte, os Belle Chase Hotel e, mais recentemente, o Quinteto Tati, tendo também dado a sua colaboração para a concretização de outros projectos, como os Cindy Kat.

Em 1970, data que adoptou para nome do seu primeiro a solo, JP Simões nasceu em Coimbra. Na infância, aos cinco anos, passou um ano da sua vida no Rio de Janeiro, onde ficou cerca de um ano a ouvir música e a brincar. Este álbum reflete essa breve passagem pelo Brasil, sobretudo na sonoridade, que nos remete nalguns temas para a bossa nova.

A música e letra deste disco é maioritariamente da responsabilidade de JP Simões, com pequenas participações de José Mário Branco e Pedro Renato. As letras contam histórias, como em “O Vestido Vermelho”, “Lili & o Americano” ou “Capitão Simão”, algumas de intervenção, como “1970 (Retrato)” e “Inquietação”, ou meramente lúdicas, como “Só mais um Samba”, numa ode aos ritmo do Brasil por excelência.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Todo o álbum é bastante orgânico, em que a voz de JP Simões desempenha o papel principal. Quando o jazz domina o ritmo os poemas colam com uma naturalidade cristalina na música, como se fossem duas partes separadas que se encontram casualmente.

É sem dúvida um álbum muito original, não negando as suas várias influências, pecando apenas pelo facto da bossa nova tomar conta de metade dos temas, levando a que nas primeiras escutas pareça muito repetitivo, pelo que requer uma dedicada atenção na exploração das letras e da sonoridade musical.


JP Simões – 1970 [2007]
(Nota: 7/10)

01. Fábula Bêbada (***)
02. 1970 (Retrato) (****)
03. O Vestido Vermelho (****)
04. Só mais um Samba (***)
05. Inquietação (****)
06. Lili & o Americano (****)
07. Micamo (****)
08. Capitão Simão (***)
09. O Trovados Entrevado (****)
10. Se por acaso (me vires por aí) (*****)
11. Werther (instrumental)
Para quem quiser ver e ouvir um dos temas deste álbum basta seguir o link:
http://www.youtube.com/watch?v=Y3FIVCZ8Oco

Partilhar

Publicada porLuy  

2 comentários:

Anónimo disse... 18/06/07, 18:54  

Vi no Top+ um vídeo semelhante ao que postaste mas com outro tema, pareceu-me realmente interessante :)

Anónimo disse... 19/06/07, 11:40  

É muito interessante mesmo.
Já vi o JP Simões a actuar, quando formou o Quinteto Tati, e gostei bastante.
Cria um excelente ambiente, porque a voz dele é muito boa para o estilo de música que faz. As letras são cantadas de uma forma muito descontraída.

Enviar um comentário