Video Time Machine #6


Madonna – Justify my love [1990]

Depois do pop colorido que preencheu os anos 80, Madonna abriu os anos 90 com um tema carregado de sensualidade, escrito por Lenny Kravitz e com a contribuição da própria. A canção foi ilustrada por um vídeo a branco e preto, cheio de erotismo, em que Madonna e Tony Ward, um jovem modelo que era namorado da cantora na altura, mais uma série de figurantes, criam cenas escaldantes que insinuam a prática de sexo, construída à base de uma nudez parcial, encenação de sexo hetero e homossexual e também masoquista.

Com realização do francês Jean-Baptiste Mondino, que já tinha trabalhado com Madonna em Open Your Heart, a acção de Justify my Love passa-se num hotel em Paris. A câmara movimenta-se lentamente, mas de uma forma desconcertante, e por vezes capta planos nebulosos, como se se tratasse da própria visão do espectador a funcionar sob o efeito de alucinogénios.

O vídeo fez a América entrar em choque e a MTV recusou-se a passá-lo. Pela primeira vez, na história do canal de música mais popular no mundo, se fechava a porta a um cantor com a projecção de Madonna.

A televisão americana ABC transmitiu o vídeo no programa Nightline e Madonna aceitou o convite da estação para, em directo, justificar o vídeo de Justify My Love. Tapadinha até ao queixo, como que a ironizar com a situação, Madonna rebateu todos os argumentos, apresentando-se calma e compreensiva com os ataques que lhe vinham sendo dirigidos, mas salientando que não abdicava das suas convicções - ela é uma artista e o vídeo é um produto de arte.

Madonna contornou o bloqueio à transmissão do vídeo nas televisões com a sua edição em formato VHS. O vídeo tornou-se imediatamente no mais vendido de sempre!

Hoje em dia, em termos de conteúdo sexual, este vídeo parece feito para meninos de coro quando comparado com os da Britney ou da Christina Aguilera. Contudo, este é o único que se poderá chamar arte…



ABC Nightline
Part 1
Part 2
Part 3

"Poor is the man
Whose pleasures depend
on the permission of another"

Partilhar

Publicada porLuy  

2 comentários:

Anónimo disse... 31/01/08, 15:35  

Um dos mais interessantes vídeos que vi; ambiguo, libertador e icónico.

Anónimo disse... 01/02/08, 10:45  

É curioso que actualmente até a Vh1, que é mais conservadora que a MTV, passa o videos nos spots de promoção do canla :p

Mudam-se os tempos...

Enviar um comentário