Video Time Machine #17

Queen - I Want to Break Free [1984]
É impossível abordar-se a história dos vídeos musicais sem se observar com atenção o vasto espólio dos Queen. Embora os Queen se tenham distinguido, sobretudo, nas suas electrizantes actuações ao vivo, os seus vídeos não são menos interessantes.

I Want to Break Free foi escrito por John Deacon, o baixista da banda, e o tema foi integrado no álbum The Works, em 1984. No Reino Unido a canção só conseguiu o 3º lugar do top, mas as 15 semanas consecutivas que passou no top 10 fez com que o single atingisse o galardão de disco ouro.

O vídeo do tema foi realizado por David Mallet e pretendia ser uma paródia a uma novela britânica do momento, intitulada Coronation Street. Os membros da banda estão caracterizados de mulher, mas de um tal modo horrendo, que até o homem mais desesperado fugiria a sete pés de qualquer uma destas personagens de aspecto muito pouco feminino.

A meio do vídeo é integrado um momento de bailado algo enigmático, que é protagonizado por Freddie Mercury com bailarinos do Royal Ballet, para o qual Freddie “limpou” o seu bigode, que era sua imagem de marca. O propósito foi o de Freddie se assemelhar a Vaslav Nijinsky (1889-1950), um célebre bailarino soviético, que interpretou a peça The Afternoon of a Faun, a partir do qual seria baseado esse momento do vídeo.

O vídeo de I Want to Break Free foi censurado pela MTV americana, impedindo que o single pudesse prosperar na tabela de vendas dos EUA. Só em 1991, quando o vídeo foi reposto pelo canal Vh1 e tema foi usado para uma campanha da Coca-Cola, é que o single viria a causar impacto no território norte-americano.

Partilhar

Publicada porLuy  

2 comentários:

Anónimo disse... 03/04/09, 15:59  

Grandes Queen. Das melhores bandas ao vivo, em vídeos e em melodias!

*loves them*

AFSC disse... 05/04/09, 17:37  

Queen!!!! Muito bom!!! Great video, great song!!!

Enviar um comentário