"Manelita, cose-me as meias"

É verdade que fazer maravilhas da imagem da Manuela Ferreira Leite é quase uma missão impossível, mas nas primeiras vezes que vi os cartazes da campanha do PSD para as legislativas, a fotografia da Manuela Ferreira Leite provocava-me arrepios! A senhora parece o anjo da morte à espera dos “convidados”, pronto para o interrogatório final de ajuste de contas sobre o que fizemos na vida terrena!

Entretanto, recebi um email com um comentário feito por um jornalista espanhol, que mostra o segundo erro desta campanha, que está ao nível da comunicação do texto. No início, quando li os cartazes, não percebi que mensagens “tótós” eram aquelas! Pensava que eram frases da Manuela Ferreira Leite, dirigidas aos portugueses, como esta “Não desista, somos todos precisos”, ou dirigidas ao PS, com o “prometam só o que podem cumprir”. Mas, afinal não! As frases são de pessoas que ligaram para a linha “fale connosco/Maio 2009”, do número 808 20 2009, que o PSD criou para os portugueses desabafarem sobre estas eleições.

Estou curioso por saber quantas pessoas teriam percebido logo nas primeiras visualizações quem eram os autores destas frases brilhantes. Provavelmente, só quem comunicou as frases para a linha confessionário “fale connosco” percebe os cartazes. Será que ninguém telefonou a dizer “substituam a Manuelita por alguém vivo”, ou “ofereçam-me um carro”, ou mesmo “vão para o cara…”#$%”. É que estas frases dos cartazes são tão compreensivas, que não parecem nada ditas pelos eleitores portugueses. Eu aposto em como, a páginas tantas, foi o próprio PSD que contratou pessoas para ligarem para a linha e dizerem estas frases, para que até eles próprios acreditassem nestas mensagens bacocas que iam usar.

Com o PSD neste estado e o PS a recrutar a Carolina Patrocínio para mandatária da JS, bem podemos esperar sentados que algum dia a crise passe.

Proponho novas frases para os cartazes do PSD. Ajudem-nos... anunciem as vossas ideias.


«Mención especial merecen los carteles de Ferreira Leite que jalonan las carreteras portuguesas. "Não desista. Todos somos precisos", reza. Pero la desolada foto en blanco y negro de la candidata, sin maquillar, podría hacer pensar a los turistas que visitan el Algarve que se trata del mensaje de una asociación de apoyo a la tercera edad o de prevención del suicidio.»
Jordi Joan, "La Vanguardia"

Partilhar

Publicada porLuy  

2 comentários:

Pedro José disse... 28/08/09, 21:21  

A cara da senhora é exactamente a mesma em ambas as fotografias O_o

Entre o actual e ela, que venha o diabo e escolha =/

Luy disse... 31/08/09, 12:02  

Exacto, tem a mesma cara, mas a roupa é diferente e as mãos tb estão colocadas de forma diferente! Acho que a cabeça é sempre a mesma :p

É uma montagem! Só que no cartaz mais recente já lhe deram com o photoshop na cara :p

Acho que até o Diabo tem dificuldade em escolher, pq são os dois muito bons.

Enviar um comentário