Os jardins das abelhas do apicultor

Image hosted by Photobucket.com

Em 1992 Tori Amos inscreveu imediatamente o seu nome no mundo da música com o seu primeiro álbum “Little Earthquakes”, este ano, o lançamento de “The Beekeeper”, o seu oitavo álbum de originais, vem mais uma vez justificar e reforçar essa posição.

Embora a música de Tori seja classificada como género pop/rock, é injusto e humilhante que outros cantores se insiram no mesmo saco. Ela é uma artista completa da velha guarda, que escreve as letras e compõe musicalmente os seus temas. Está longe dos fenómenos musicais que infestam o mercado discográfico, que chegam para vender massivamente e logo a seguir cair no esquecimento.

Arrisco-me a dizer que a carreira de Tori é um projecto complexo e que “The Beekeeper” é mais um capítulo do seu caminho. Para além de se inspirar nas suas experiências de vida e sensoriais, Tori fez uma exaustiva pesquisa para gerar este trabalho. A religião é um tema recorrente ao longo da sua jornada musical e também aqui não teve escape. Ela questionou-se, fez o trabalho de casa, e apresenta neste álbum o resumo do que ela descobriu e percepcionou acerca da espiritualidade ancestral feminina.

“The Beekeeper” é uma viagem onde as músicas são distribuídas por seis jardins que representam os seis lados da célula de uma colmeia. A criação deste simbolismo é premonitório do imenso misticismo que rodeia e patenteia este álbum.

Este é um álbum para a ser decifrado pelos os fãs e a ser contemplado pelo público em geral. Como sempre, as suas canções são maioritariamente pequenas histórias, nalguns temas tratadas de um modo mais solto e noutros mais intimista.

É importante referir que “The Beekeeper” tem 19 temas e regista novas experiências sonoras no universo Tori, nomeadamente alguns ritmos latinos suaves. “Sleeps with Butterflies”, o single de apresentação, talvez não seja o melhor exemplo dessa novidade sonora. Contudo, a fusão piano/Tori, que é marca de autenticidade desta talentosa e admirável ruiva de aparência frágil, continua a evidenciar-se, como podemos observar em temas como “Toast Album”.

Image hosted by Photobucket.com

Em “The Power of Orange Knickers” Tori cria um harmonioso dueto com Damien Rice, o senhor que se tornou sobejamente conhecido após ter participado na banda sonora do filme “Closer” com o tema “The Blower's Daughter”.

“The Beekeeper” é bastante mais colorido em relação aos trabalhos que ficam para trás e um dos melhores de Tori Amos. Serviu também de pretexto para sair em digressão, que mais uma vez passa ao lado de Portugal... por enquanto.


Tori Amos - "The Beekeeper" [2005]
(Nota 8/10)


Temas:

1. Parasol (****)
2. Sweet the Sting (***)
3. The Power of Orange Knickers- Featuring Damien Rice (****)
4. Jamaica Inn (****)
5. Barons of Suburbia (**)
6. Sleeps with Butterflies (****)
7. General Joy (****)
8. Mother Revolution (***)
9. Ribbons Undone (***)
10. Cars and Guitars (*****)
11. Witness (***)
12. Original Sinsuality (***)
13. Ireland (**)
14. The Beekeeper (***)
15. Martha's Foolish Ginger (****)
16. Hoochie Woman (**)
17. Goodbye Pisces (****)
18. Marys of the Sea (****)
19. Toast Album (*****)

Partilhar

Publicada porLuy  

0 comentários:

Enviar um comentário