O número 13 – para a sorte e para o azar

Image hosted by Photobucket.com


Como hoje é sexta-feira 13, pesquisei para vos oferecer mais um pouco de Cooltura.

Para o cristianismo o número 13 é símbolo de azar. Esta superstição deve-se ao facto de terem estado 13 pessoas sentadas na mesa da Última Ceia de Cristo. Como Jesus morreu numa sexta-feira, este dia ficou, consequentemente, também ligado ao horror que o número 13 provocava nas gerações cristãs.

Deste modo, sexta-feira 13 passou a ser um dia de superstição, palavra que teve origem no latim superstitio e que significa "o excesso".

E por excesso muitas pessoas evitam viajar numa sexta-feira 13, a numeração dos camarotes do teatro omitem o 13 e em alguns hotéis não há o quarto 13, sendo substituído pelo 12A. Também é muito comum as pessoas não querem participar nos jantares de 13 pessoas, julgando que traz má sorte e que uma delas morrerá no período de um ano.

A crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é, estimado como símbolo de boa sorte.

O argumento dos optimistas baseia-se no princípio de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado, apresentando os pagodes hindus normalmente 13 estátuas de Buda. Na China os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, e pluribus unum (de muitos se faz um só), consta de 13 letras e a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

Partilhar

Publicada porLuy  

2 comentários:

Pralaya disse... 13/05/05, 14:57  

Sim realemnte o número 13 é considerado azarado, mas pensando bem na religião católica não nos podemos esquecer que dia 13 de Maio,é o dia da Nossa Senhora de Fátima, pois foi nesse dia que ela apareceu aos pastorzinhos pela primeira vez. Logo aqui temos de novo uma contradição ao número 13 ou não se considerar-mos que os pastores não tiveram muita sorte com a aparição.

serginho (13) disse... 10/01/11, 00:34  

Vou dar o meu comentário , sobre o numero 13. Cada um tem sua opinião, e deve ser respeitada ... Eu simplesmente, adoro de coração o numero 13! Em 1º lugar , sou negro ,e todos os negros, devem ter uma boa razão para gostar do 13 ! Princesa Isabel , a princesa dos negros,assinou a lei área , no dia 13 de maio de 1888 a nossa liberdade , mesmo ainda não sendo total,já foi um grande avanço !! Dia de nossa senhora de fátima , quando vim viver para portugal (chaves)fui viver para um prédio que o numero da porta...13! eu adorava essa familia, que tambem , gostavam muito de mim ; alem disso , tenho outras razões pessoais para gostar muito do numero 13 . Alem de algumas premonições, e alguns casos pessoais, acima de tudo, está a minha fé no grande numero ... 13 !!!

Enviar um comentário