Erasure - Resistência Pop dos 80's

Image hosted by Photobucket.com

Vince Clarke e Andy Bell pertencem ao grupo dos músicos sobreviventes dos anos 80. Em 1985 deram início a um projecto chamado Erasure que, com altos e baixos, mantém viva uma carreira de 20 anos.

Os Erasure são um duo que produz um som electro/pop, com letras simples e directas. O tiro para o sucesso foi dado com o single “Sometimes” (1986), a que se seguiram outros como "A Little Respect", "Stop", "I Love To Hate You", “Blue Savannah" e "Star". Os álbuns “The Circus” (1987), “The Innocents” (1988), “Wild” (1989) e Chorus (1991), a maioria da década de 80, foram os mais prósperos da sua música. Além dos originais, passaram também por uma fase de “remake” parodiado de canções dos Abba, que não passou desapercebido, e por “Other People's Songs” (2003), um álbum que apresentava precisamente temas de outros cantores com uma nova roupagem e interpretação dadas pelos Erasure.

No início de 2005 o grupo retomou à carga com “Nightbird”. Quem gostava dos Erasure não vai ficar desiludido com este álbum. Ele representa inclusivamente um salto qualitativo desde “Loveboat” (2000). Continuam iguais a si próprios, com um ritmo sempre dançante. Até nos temas mais calmos não dispensam um leve “beat”, do qual são exemplo as canções “Because Our Love Is Real” ou “I Broke It All in Two”. As letras também continuam simples e apaixonadas, exprimindo estados de espírito, sobretudo os provocados pela harmonia ou desavenças nos relacionamentos amorosos.

Image hosted by Photobucket.com

Andy Bell, o vocalista dos Erasure, revelou no final de 2004 que era seropositivo há seis anos, tendo descoberto que era portador do vírus HIV quando contraiu uma pneumonia em 1998. Esta notícia chamou mais uma vez a atenção do grupo, que sempre primou por uma irreverência, sobretudo nas apresentações ao vivo, à qual nunca foi alheia a condição homossexual de Andy, sempre muito explorada pelo próprio.

Andy Bell assegurou sentir-se bem, referindo que ainda existe «muita histeria e ignorância sobre o vírus HIV e a Sida e que o melhor é seguir em frente a compor, a tocar ao vivo e a passar bons momentos».

“Nightbird” reaviva sem dúvida a memória dos anos áureos dos Erasure. Em Inglaterra "Breathe", o primeiro single, atingiu o 4° lugar de vendas e nos tops de dança da Billboard Americana chegou a número 1.

É mais um regresso dos 80’s, para escutar, repetir se se gostar, mas não muitas vezes seguidas para não enjoar.

Erasure - Nightbird [2005]
(Nota: 7/10)


Temas

1. No Doubt (****)
2. Here I Go Impossible Again (****)
3. Let's Take One More Rocket to the Moon (***)
4. Breathe (***)
5. I'll Be There (**)
6. Because Our Love Is Real (***)
7. Don't Say You Love Me (****)
8. All This Time Still Falling Out of Love (**)
9. I Broke It All in Two (****)
10. Sweet Surrender (**)
11. I Bet You're Mad at Me (***)

Partilhar

Publicada porLuy  

0 comentários:

Enviar um comentário