When I Said I Wanted To Be Your Dog

Image hosted by Photobucket.com

Na maioria das vezes temos aqui apresentado novidades musicais, nomeadamente as edições que reúnem consensos globais das massas e que todos aguardam com expectativa. No entanto, é importante que dêmos a conhecer novos sons e artistas, que se vão descobrindo aos poucos. Estes, porque são mais alternativos ou não encontram imediatamente o caminho do estrelato, começam por percorrer primeiro os círculos de ouvintes mais atentos, passando a palavra de uns para os outros e este é o caso de Jens Lekman.

Jens Lekman é um sueco em que apostou uma pequena editora independente americana, a Secretly Canadian, a sua preferida e para qual decidiu enviar algumas canções quando já se sentia completamente frustrado e céptico acerca da possibilidade de alguém um dia poder escutar e gostar da sua música.

O primeiro trabalho de Jens Lekman é uma mistura de estilos, talvez induzido pelo facto de ser compilação de temas nos quais trabalhou durante vários anos até conseguir o contrato com a Secretly Canadian, o que determinou várias evoluções. No disco Jens usa imensos samples e ele explicou que a sua razão se prendia com o facto de que quando tinha dezassete anos, como não podia aspirar a contratar uma orquestra, usava samples de cordas de bandas sonoras e de discos antigos.

Image hosted by Photobucket.com

Este álbum é bastante irónico, começado logo pelo título - When I Said I Wanted To Be Your Dog - e nos temas são exploradas inúmeras sonoridades e ambientes. Em The Cold Swedish Winter existe uma envolvente acústica sem artificialismos, Do You Remember The Riots? é cantado à acapela em dueto, Julie roça o folk americano e You Are The Light teria uma potencial candidata a vencedora do Festival Eurovisão da Canção nos anos 60/70.

Neste álbum existem três temas dedicados a três mulheres, que Jens Lekman afirma serem reais, mas que nem todas são sobre raparigas pelas quais se apaixonou. Ele diz que Sílvia, por exemplo, é sobre a rainha da Suécia, “ela é verdadeiramente velha e tem todos aqueles horríveis valores conservadores... eu nunca embarcaria num romance com ela; Lisa é a minha melhor amiga e como tal nunca a beijaria sob pena de arruinar a nossa amizade; quando conheci Julie não sabia muito bem como falar com ela, então comecei a escrever a canção para me obrigar a fazer as coisas que dizia, como comer batatas fritas na baía, ou passear com ela junto às cerejeiras”.

O trabalho de Jens Lekman pode nem ter continuidade, mas esta primeira amostra é digna de ficar registada como escuta obrigatória.


Jens Lekman – When I Said I Wanted to be Your Dog [2004]
(Nota: 7/10)

01 - Tram #7 to Heaven (****)
02 - Do You Remember the Riots? (***)
03 - You Are the Light (by Which I Travel into This and That) (****)
04 - If You Ever Need a Stranger (to Sing at Your Wedding) (****)
05 - Maple Leaves (****)
06 - Silvia (***)
07 - The Cold Swedish Winter (****)
08 - Julie (***)
09 - Happy Birthday, Dear Friend Lisa (****)
10 - Psychogirl (***)
11 - When I Said I Wanted to Be Your Dog (****)
12 - A Higher Power (****)

Partilhar

Publicada porLuy  

0 comentários:

Enviar um comentário