Dia dos Namorados

Image hosting by Photobucket

Ok, foi uma falha... Sim, é verdade que este blog não assinalou uma data tão importante, como é o Dia dos Namorados ou dia de S. Valentim.

Mas pronto, também é verdade que mais vale tarde que nunca. E por isso deixo aqui um resumo da história e uma cartoon que demonstra que no amor não há barreiras, por mais escorregadias ou venenosas que sejam.

História de São Valentim

S. Valentim era um padre do século III que casava em segredo os jovens namorados. (Acho que era para não terem chatices com os preparativos da festa)
A Igreja Católica regista pelo menos dois santos com o nome de Valentim. Um seria um bispo em Interamna e outro sacerdote em Roma. Possivelmente são o mesmo santo, que terá sido levado em martírio da sua cidade para a capital do Império. (Provavelmente perseguido pelo fisco, visto que as cerimónias em segredo podiam constituir uma fuga aos impostos)

Segundo o Martirológio Romano, espécie de compêndio dos santificados, ambos foram decapitados na Via Flaminia e têm a sua festa a 14 de Fevereiro. (Está visto que os jovens casais perdiam a cabeça pelos amores, mas os coitados dos padres é que perdiam a cabeça no cepo)

O Imperador Cláudio II foi o instrutor de tal ordem, pois já tinha proibido os melhores soldados, que eram solteiros, de poderem contrair matrimónio. (Portanto isto ainda era nos tempos em que os homens não se importavam de casar)

E, pronto, espero que tenham aprendido alguma coisa com esta história do Dia dos Namorados. A lição a tirar é: "não te armes em santo casamenteiro".

Partilhar

Publicada porLuy  

0 comentários:

Enviar um comentário