Good Felling...

Photobucket - Video and Image Hosting

Os Loto são um dos exemplos de que a música feita por portugueses, embora cantada em inglês, tem tanta ou mais qualidade que aquela que é feita lá fora, ainda que tenham tido a preciosa contribuição de produtores estrangeiros, experientes na criação de grandes êxitos internacionais.

Beat Riot é como se chama o segundo disco dos Loto, um grupo de Alcobaça, à semelhança dos The Gift, constituindo por Ricardo Coelho (vocalista), João Tiago (teclas), e João Pedrosa (bateria). A estreia do grupo deu-se com um EP de onde sobressaiu o tema Good Feeling (2002), que foi procedido do álbum The Club (2004), que fez rodar insistentemente nalgumas rádios portuguesas o single Back to Discos.

Neste novo trabalho os Loto continuam a piscar o olho à música de dança, com os ritmos disco a evidenciarem-se na maioria dos temas, mas também foram buscar alguma inspiração ao rock mais dançável dos anos 80. Um desses exemplos é We Are, segundo single deste disco, que cola facilmente nos nossos ouvidos através do verso “rock ‘n’roll has saved my soul” repetido vezes sem conta, fazendo-nos recordar o estratagema de outros portugueses - os Ez Special, que são peritos em criar canções “orelhudas”.

Para tema de apresentação foi escolhido Cuckoo Plan, que conta com a participação de Peter Hook, baixista dos New Order e Joy Division, pelo que não nos podemos surpreender pelo facto do som ser imediatamente identificado com este grupo britânico. Na verdade, em todo o álbum nos podemos aperceber de inúmeras influências do pop/rock inglês e mesmo da música electrónica introduzida pelos franceses, como acontece em Camouflage ou Uau (instrumental), que se aproximam da sonoridade dos Daft Punk, sobretudo nos efeitos de voz.

Outra das colaborações de relevo em Beat Riot é a de Del Marquis, o guitarrista dos Scissor Sisters, pelo que o álbum se envolve todo de uma onda de “good vibrations”. Também a produção de estúdio contou com uma valiosa ajuda, a de Roger Lyons, um colaborador próximo dos Chemical Brothers e Stone Roses.
Photobucket - Video and Image Hosting

É impossível dizer-se que há maus temas neste disco. Não há nada que enganar. Este é assumidamente um disco de pop britânico, mas fabricado por lusitanos, com um alto grau pureza assegurada pelas contribuições de verdadeiros pioneiros de um estilo que volta a estar na moda e aos quais o grupo foi ao encontro no Reino Unido.

Resta saber se o esforço todo dos Loto é compensado com algum interesse pelas editoras estrangeiras, sobretudo das britânicas. Em Portugal não acho que o álbum consiga uma grande projecção, sobretudo porque não existe um apoio declarado a este estilo de música por parte das rádios, e completamente negado pelas estações de televisão. Contudo, não deixa de ser um trabalho excepcional para os amantes da música pop.

Loto - Beat Riot [2006]
(Nota: 8/10)


01. We are (****)
02. Cuckoo Plan (feat. Peter Hook) (****)
03. The Right Time (***)
04. New Generation Now! (****)
05. Beat Riot (feat. Peter Hook) (***)
06. Uau (***)
07. Golden Boys (feat. Del Marquis) (****)
08. Pop Attack (****)
09. Young Heart (****)
10. Over the Rainbow (**)
11. Camouflage (****)
12. Last Dance (****)
13. Have no Fear (feat. The Cultural Fusion Choir) (****)

Partilhar

Publicada porLuy  

0 comentários:

Enviar um comentário