Wherever and Whenever You Wanna Dance

Photobucket

Os britânicos Groove Armada são formados por Andy Cato (Andrew Cocup) e Tom Findlay, dois músicos/dj’s que exploram uma diversidade de estilos na sua criação musical, passando pelo house, chillout, dance, electronic, lounge, trip-hop ou downtempo. Em cada álbum o grupo explora todos esses estilos, mas fá-los de um modo equilibrado. Não fazem uma mistura de todos os estilos, alternam-nos sim a cada faixa. O resultado é sempre um disco eclético, que num momento nos pede para dançar energicamente e noutro nos relaxa e nos suscita uma paz e uma vontade imensa de contemplar o melhor do mundo à nossa volta.

Os Groove Armada formaram-se em 1997 e o primeiro álbum, Northern Star, é editado no ano seguinte. Mas seria Vertigo, o segundo álbum, em 1999, que daria visibilidade ao grupo, chegando à 23ª posição do Top Britânico. O tema I See you Baby, o da frase “Shaking that Ass”, repetida incessantemente, teve um enorme sucesso com um remix de Fatboy Slim, tendo sido inclusivamente re-editado em 2004, voltando a repetir o feito e conquistando novas paragens.

O grupo edita em 2000 The Remixes, uma colectânea com o trabalho que ficou para trás, como que a estabelecer um novo ponto de começo na carreira, antes de lançar em 2001 Goodbye Country (Hello Nightclub), um disco que viria a esclarecer todas as dúvidas sobre o contributo dos Groove Armada para a música. Superstylin', nomeado para um Grammy, e My Friend, foram dois dos temas que marcaram a era deste álbum.

Andy Cato e Tom Findlay não param e em 2002 lançam Lovebox, um álbum muito aguardado, mas que fica aquém da projecção dos anteriores, apesar de terem sido apresentados 4 temas em single, entre os quais se destacou Easy, um tema muito próximo da linha dos já extintos M People. Em 2004 organizam o primeiro Best Of.

Os Groove Armada batalham por um lugar num mercado onde também concorrem os Röyksopp, os Faithless, os Massive Attack ou os Thievery Corporation. Nenhum destes grupos poderá ser considerado um fenómeno de vendas, mas todos influenciam as tendências da música, sobretudo no campo da dança, e para isso colaboram com outros artistas ou grupos. Os Groove Armada, por exemplo, já trabalharam com Róisín Murphy (Moloko), Boy George, Sophie Ellis-Bextor e Neneh Cherry.

Este Soundboy Rock, que aqui apresento, é o 5º álbum de originais dos Groove Armada, que já conta com dois singles: Get Down, muito similar a Superstylin', e Song 4 Mutya (out of control), com a participação da ex-Sugababes Mutya Buena. Com estes temas o grupo volta a ingressar nas tabelas de vendas e de preferências das rádios. Mais uma vez, o grupo não cria um álbum linear, produziu um conjunto de temas, todos de ritmos bastante variados, que alternam a cada faixa. Sendo bastante heterogéneo, existem temas muito bons e outros que parecem não contribuir para o conjunto.

A mais valia vai para os temas mais dançáveis do álbum - Things That We Could Share, Love Sweet Sound, Lightsonic e Feel The Same – que, independentemente do sítio em que nos encontremos quando os ouvimos, põem a nossa imaginação a viajar para uma pista de dança cheia de boas vibrações. Os ritmos chill out também se evidenciam neste álbum com os temas See What You Get e What's Your Version.

Photobucket

No final de 2007 os Groove Armada ainda editaram mais uma colectânia, o GA10: 10 Year Story, que pretende reunir os últimos 10 anos de história do grupo em dois discos de remisturas: CD1 Uptempo: Chosen & Mixed by Tom Findlay CD2 Downtempo: Chosen & Mixed by Andy Cato.

Além do projecto Groove Armada, Andy Cato e Tom Findlay apresentam sob a chancela Lovebox a sua música, nem sempre aquela que encontramos nos seus cd’s, em festas disco um pouco por toda a Europa.

Para quem quer estar a par dos passos dos Groove Armada pode segui-los na internet em www.groovearmada.com. Aqui o grupo vai dando a conhecer muitos dos sons e experiências que vai realizando, entre eles muitas remixes dos seus temas mais conhecidos.


Groove Armada - Soundboy Rock [2007]
Nota: 7/10

1. Hasta Luego Mr Fab (interlúdio)
2. Get Down (***)
3. Things That We Could Share (****)
4. Save My Soul (***)
5. What's Your Version (****)
6. Paris (***)
7. Love Sweet Sound (****)
8. Girls Say (***)
9. Lightsonic (****)
10. Soundboy Rock (***)
11. Drop That Thing (***)
12. Song 4 Mutya (Out Of Control) (****)
13. From The Rooftops (****)
14. See What You Get (***)
15. What's Your Version (***)
16. Feel The Same (*****)
17. Hands Up (**)

Partilhar

Publicada porLuy  

0 comentários:

Enviar um comentário