Video Time Machine #12

Shakespears Sister – Stay [1993]
As Shakespears Sister foram um duo feminino que surgiu no final da década de 80, composto por Siobhan Fahey, que tinha abandonado o seu lugar nas Bananarama como cantora e compositora em 1989, e Marcella Detroit.

Só com dois álbuns editados - Sacred Heart (1989) e Hormonally Yours (1992) -, Shakespears Sister tiveram o seu maior êxito com Stay, lançado a 25 de Janeiro de 1992 e que fazia parte do 2º album. O tema conseguiu a proeza de permanecer durante 8 semanas consecutivas no primeiro lugar do top britânico, o que se traduziu num recorde na categoria de grupo feminino com mais semanas no número um e uma das melhores prestações de sempre no top.

O sucesso do single Stay também se expandiu aos EUA, onde chegou ao 4º lugar, para além de ter conquistado o top de inúmeros países europeus. Sem sombra de dúvida que o vídeo de promoção deste tema teve uma grande influência na sua aceitação. Em 1993 esteve nomeado para 5 categorias dos Brit Awards, apesar de ter apenas vencido na categoria de Best Vídeo, um prémio votado pelo público.

O vídeo é bastante sombrio e tem uma mistura de emocional, irónico e lúdico, mas que resulta numa simbiose perfeita que efectivamente não deixou, nem deixa, ninguém indiferente. Uma obra-prima da década de 90 na área dos vídeos musicais, destacando-se das tendências daquela década, em que a maior parte dos vídeos eram extremamente coloridos e vazios de qualquer sentido.

O grupo terminou em 1993, com Siobhan Fahey a colocar um ponto final no duo, mas seguindo a solo adoptando para si o nome Shakespears Sister.

Em 1996 Siobhan Fahey de divorciou-se de Dave Stewart, dos Eurythmics, com quem estava casada desde 1987, e tentou a edição de um álbum, que só viria a concretizar-se realmente em 2003, intitulado #3, mas sem qualquer impacto

Partilhar

Publicada porLuy  

4 comentários:

zeh disse... 07/08/08, 09:14  

Bem, há quanto tempo que eu não ouvia isto... lembro-me de ouvir a música (ainda era "puto" :P)e ja naquela altura me deixar arrepiado... pelos vistos o efeito continua. Não me lembrava do video.. tá engraçado, pros anos 80 :)

TheImpossiblePrince disse... 07/08/08, 19:53  

Curioso, logo esta semana que tenho andado à procura de músicas delas e nada...Têm outro tema que adoro.

Abraço.

Luy disse... 12/08/08, 17:44  

O outro tema mais conhecido é o "You're History", que é mais dancável e parece ter sido uma alegoria da Siobhan Fahey dirigida às suas ex-colegas das Bananarama.

Pedro José disse... 13/08/08, 00:27  

Redescobri esta canção há uns poucos meses e é deliciosamente e viciantemente pop, adoro!

O video, lembro-me que era dos meus favoritos da altura

Enviar um comentário