Video Time Machine #18

Michael Jackson Feat. Janet Jackson - Scream [1995]

É imperdoável que ainda não tenhamos reservado um momento neste espaço para apresentar um vídeo de Michael Jackson, visto que foi um dos artistas que mais contribuiu para o sucesso dos videoclips.

Michael Jackson tinha uma preferência por fazer um género de curtas-metragens para os seus vídeos musicais. Os melhores exemplos são os vídeos de Thriller, que consta no Guinness World Records como o vídeo mais bem sucedido de sempre; Bad, que contou com a realização de Martin Scorsese; e Ghosts, escrito por Michael Jackson e Stephen King, com realização de Stan Winston e que tem mais de 38 minutes de duração, tendo sido registado no livro Guinness como o videoclip mais longo da história.

Scream, o vídeo que agora se apresenta, também entrou para o Guiness, o motivo é o facto de ser o vídeo mais caro até à data. Custou a módica quantia de 7 milhões de dólares! Scream foi retirado do álbum HIStory: Past, Present and Future – Book I [1995], um duplo álbum, com um primeiro disco intitulado HIStory Begins, que simplesmente um greatest hits de 15 temas da carreira de Michael até aquela data, e um segundo disco, HIStory Continues, com 15 temas novos, onde se incluía este tema que teve a participação especial de Janet, a irmã mais nova de Michael Jackson.

Scream é uma resposta de Michael Jackson aos “ataques” dos media relativamente às acusações que recaíram sobre o cantor, em 1993, que alegavam ter molestado crianças sexualmente. Pela primeira vez Michael usou palavras ofensivas numa canção, sendo a mais forte a palavra "fucking”. Já em 1988, no álbum Bad, Michael tinha visado a imprensa no tema Leave me Alone, mostrando que a sua intolerância face aos media esteve desde muito cedo presente na sua carreira, criticando o facto destes especularem sobre aspectos bizarros da sua vida que, naturalmente, Michael negava.

O vídeo de Scream contou com a realização Mark Romanek, um nome de referência na realização de vídeos, que tem no currículo trabalhos com Björk, Madonna, Lenny Kravitz ou Fiona Apple. Mark Romanek criou o conceito do vídeo e Michael a coreografia, as gravações demoraram um mês inteiro.

No vídeo Michael e Janet vivem dentro de uma nave espacial e os vários cenários correspondem aos vários compartimentos da nave, à semelhança de uma casa, mas sempre com um cunho futurista.

A música e o vídeo prenderam completamente a minha atenção e levaram-me a comprar desesperadamente o CD single.

Partilhar

Publicada porLuy  

2 comentários:

Anónimo disse... 15/07/09, 18:06  

Também gosto, aliás, gostei de quase todos os singles novos do HIStory, sendo os meus favoritos o They Don't Care About Us e Stranger In Moscow

=)

Luy disse... 17/07/09, 14:18  

Também gosto muito dessas duas. A versão musical de They Don't Care About Us no video, com a inclusão dos tambores, está fenomenal. E o Stranger In Moscow tem um dos vídeos mais vanguardistas dos anos 90.

Enviar um comentário