Friendly Energy Music

Friendly Fires são uma banda dance-punk britânica que me tem arrasado a cabeça nas últimas semanas. Um dia ouvi uma música do grupo, já não sei aonde, e como gostei apontei o nome para ir em busca da sua música. Encontrei o álbum de estreia da banda, com título homónimo, editado em 2008 e re-editado em 2009, que ouvi vezes sem conta.

Os membros dos Friendly Fires começaram desde muito cedo uma aventura musical em conjunto, com apenas 14 anos. Mas só depois da fase universitária, em 2006, é que a definitiva formação Friendly Fires tomou consistência.

O grupo assume como influências na sua música a corrente tecno da editora germânica Kompakt, assim como Carl Craig e Prince. Na verdade, eu só conheço a música do Prince e não a reconheço em Friendly Fires.

Neste disco de estreia, assinado pela XL Recordings, os Friendly Fires integram três temas – Photobooth, On Board e Strobe - que já tinham feito parte de 3 EP’s que lançaram entre 2006 e 2007, e que usaram como rampa de lançamento da sua carreira. Ainda antes da edição do álbum o grupo editou o single Paris, um dos meus temas favoritos deste disco de estreia.


A notoriedade dos Friendly Fires construiu-se sobretudo com a utilização de alguns dos primeiros temas como banda sonora de publicidade ou séries de televisão. O tema On Board foi usado nos EUA para a Nintendo Wii Fit e no jogo Gran Turismo 5 para a PlayStation 3, e White Diamonds foi incluído num dos episódios da série televisiva Gossip Girl.

As vendas no Reino Unido garantiram aos Friendly Fires o disco de ouro e no passado mês de Outubro passaram pelo britânico Channel 4, para uma participação no Live From Abbey Road, um programa que será mítico dentro de uns anos, à semelhança do que foi o Unplugged da MTV.


Quanto à sua sonoridade, a música de Friendly Fires é uma lufada de ar fresco sobre a música pop/rock, combinando extraordinariamente bem uma multiplicidade de sons com uma lírica pop suave e descomplexada, que transforma este álbum numa incrível banda sonora, contagiante do princípio ao fim. A produção do álbum conta com a participação de Paul Epworth nos temas Jump in the Pool e Skeleton Boy, que já produziu trabalhos para os Primal Scream, Sam Sparro, Kate Nash e Bloc Party, e talvez seja mesmo a influência dos Bloc Party que sobressai nesta produção para os Friendly Fires.

Os Friendly Fires não querem perder a embalagem que a sua carreira está a ganhar, e já estão a preparar um novo álbum, com edição prevista para Maio de 2010. O próximo álbum ditará se o grupo conseguirá definitivamente ascender ao topo ou se volta a ficar por este meio caminho.

Friendly Fires - Friendly Fires
(Nota: 8/10)


1. Jump in the Pool (*****)
2. In the Hospital (****)
3. Paris (****)
4. White Diamonds (****)
5. Strobe (****)
6. On Board (****)
7. Lovesick (****)
8. Skeleton Boy (****)
9. Photobooth (***)
10. Ex Lover (***)

Partilhar

Publicada porLuy  

7 comentários:

Anónimo disse... 13/11/09, 17:08  

Bou conhecer...

Anónimo disse... 13/11/09, 17:18  

Ah, espera, já os conhecia do Kiss Of Life: http://www.youtube.com/watch?v=NK0H3jEwUYc

Com a reedição este ano enfiaram mais umas faixas no álbum =)

Luy disse... 14/11/09, 18:51  

Eu não conhecia essa Kiss Of Life. Parece diferente do resto! Pode significar mais uma surpresa no próximo álbum.
Eu estou viciado neste primeiro... :p

Anónimo disse... 16/11/09, 13:49  

Já estive a escutar o álbum completo e, confiro, bate tudo certo, sim senhor =D

Procura as faixas extra e remixes que valem a pena =)

Anónimo disse... 16/11/09, 13:55  

Reparei agora... Friendly E'r'nergy Music no título? =O

Luy disse... 16/11/09, 14:22  

Já emendei o título... obrigado pelo aviso. Para a próxima emenda tu :p É assim que faço quando descubro os teus erros: emendo e não te humilho publicamente :s

Anónimo disse... 16/11/09, 14:31  

Eishhh, lá vai a tua reputação por água abaixo =p

Mas ok, peço desculpa pelos danos morais causados =pp

(gostei mto do álbum, vou ouvir mais!!!! =D)

Enviar um comentário