He's Sliimy. So what?

Sliimy é o nome da minha última descoberta musical. Há já dois meses que tenho ouvido repetidamente o álbum de estreia deste jovem francês de 20 anos, intitulado Paint Your Face, e que musicalmente é o casamento perfeito entre Mika e Lily Allen.

Embora o seu verdadeiro nome seja Yanis Sahraoui, a adopção de Sliimy como nome artístico compreende-se pelo facto de ser essa a sua melhor definição física e de ser realmente essa a sua alcunha de adolescente, a par da de esparguete, devido a ser extremamente magro, mesmo anoréxico. E é com essas características que Sliimy por vezes brinca nas letras das suas canções. Outra das suas características, não menos importante, sobretudo para o meio artístico em que se move, é o facto de Sliimy ser assumidamente homossexual e transportar também essa condição para a sua música, estando presente nas letras, mas também em toda a sua imagem, assumida de uma forma natural, eu pelo menos julgo que não é forçada, mas que coincide com determinados estereótipos.

Sliimy tornou-se conhecido por uma versão de Womanizer de Britney Spears que lançou no Youtube, que quanto a mim é muito mais apelativa que a original, à semelhança do vídeo. Um produtor decidiu apostar no seu talento e Sliimy fez parceria com Feed, um jovem produtor, multi-instrumentista e também seu amigo pessoal. E, num piscar de olhos, Sliimy já estava a ser convidado para fazer a primeira parte dos espectáculos de Britney Spears e Katy Perry na Europa.

O seu primeiro contacto com a música foi dirigido pela sua mãe, que lhe deu a conhecer a música de Michael Jackson, Madonna e dos Bee Gees. A sua progenitora viria a falecer quando Sliimy tinha apenas 7 anos e, segundo ele, a música tornou-se a sua melhor amiga e um elemento vital no seu crescimento e sobrevivência, à qual se dedicou e com a qual aprendeu bastante.

Actualmente as suas preferências musicais vão para Lily Allen and Kate Nash, e em Paint Your Face mistura um pouco do velho e do novo, para chegar a uma criação muito pessoal, que vai desde as baladas mornas a um exuberante pop-funk enérgico. O único senão no seu trabalho é a pronúncia inglesa, que por vezes nos faz perder a percepção da letra.

Wake Up foi o single de apresentação, com uma melodia extremamente lúdica e colorida, que foi muito bem transportada para o vídeo, e alcançou o 2º lugar do top francês. Paint Your Face será o segundo single a ser retirado deste álbum de apresentação e Sliimy encontra-se actualmente a gravar o vídeo, que se espera que seja tão original quanto os anteriores.

Contudo, apesar do talento ser evidente no álbum Paint Your Face, a colheita dos frutos tem sido díficil, pelo menos ao nível de uma projecção massificada de Sliimy. A sua fama tem sido gradual, embora nos EUA Sliimy tenha contado com a protecção do famoso colunista de mexericos cor-de-rosa na internet Perez Hitlon, que o contratou para a sua recém-criada editora discográfica Perezcious.

Já vi algumas apresentações ao vivo Sliimy e não restam dúvidas que tem presença em palco, que a afinação é brilhante, e que chega mesmo a provocar arrepios nalgumas gravações caseiras que fez para o Youtube dos diversos temas que integram este álbum. Os próximos lançamentos e acções de promoção deste álbum poderão consolidar o nome de Sliimy como novo artista à escala internacional ou então, se não forem bem sucedidas, colocar um ponto final numa fugaz carreira musical.

Sliimy - Paint Your Face [2009]
(Nota: 8/10)


1. Wake Up (****)
2. Magic Game (****)
3. Our Generation (***)
4. Every Time (****)
5. Paint Your Face (****)
6. Baby (****)
7. Trust Me (****)
8. Mum (****)
9. I'm Waiting For (*****)
10. Tic Tac (***)
11. My God (***)
12. See You Again (*****)
13. Womanizer (****)

Partilhar

Publicada porLuy  

2 comentários:

Unknown disse... 04/12/09, 23:33  

já vi uns videoclips dele e são formidáveis

White_Fox disse... 06/12/09, 16:13  

Confesso que não o conheço e acho que nem nunca ouvi nenhuma música dele. A ver se vou pesquisar e depois cá passo com uma opinião mais formada...
abraço

Enviar um comentário