No Snow, Pure Sound

Miike Snow é uma banda Sueca de indie pop misturado com uma boa dose de pop electrónico. A formação surgiu da associação do americano Andrew Wyatt com a dupla de músicos/produtores suecos Christian Karlsson e Pontus Winnberg, que são mais conhecidos pela etiqueta Bloodshy & Avant e que já trabalharam sob este nome para Kylie Minogue, Kelis, Britney Spears ou Madonna.

Christian Karlsson e Pontus Winnberg são amigos de infância, fase da vida que passaram em Gotemburgo, e vieram a juntar esforços na área musical em Estocolmo com o músico americano Andrew Wyatt. A intenção da banda era apenas a de fazer música sem qualquer interesse meramente comercial, tanto que não tinham planeado fazer uma digressão para apresentação deste primeiro trabalho.

Contudo, a notoriedade que o projecto tem alcançado, um pouco por todo o mundo, levou a banda a planear um conjunto de concertos nos EUA, onde actuaram no famoso Festival Coachella, e Europa. A divulgação do trabalho dos Miike Snow deveu-se sobretudo ao facto de alguns temas do álbum terem feito parte da banda sonora das séries televisivas Gossip Girl e The Buried Life da MTV.

O auto-intitulado álbum dos Miike Snow foi editado em Outubro de 2009, e primeiro single extraído foi o do tema Animal. Posteriormente seguiram-se Black & Blue e Silvia, possivelmente um tema dedicado à Rainha Sílvia da Suécia.

O sucesso dos Miike Snow são mais um exemplo da confirmação de que está a surgir uma nova tendência musical, que poderá ditar o fim do reinado do hip-hop e do rap, dominantes na última década. Possivelmente a década de 2010 – 2019 ficará conotada com uma nova exploração da música electrónica, resultante da fusão do electrónico com sonoridades orgânicas, criando um ramo mais alternativo da música pop, afastando-se da instantaneidade comercial característica da pop.

A produção deste álbum é fenomenal e destaca-se sobretudo ao nível da sua sonoridade, que é extremamente diversificada, com uma multiplicidade de efeitos sonoros combinados em simultâneo, que garante a uniformidade, e que só são completamente apreendidos e desconstruídos através da sua escuta com bons auscultadores e depois de diversas repetições.

Todos os temas são excelentes, pelo que apenas destaco o meu preferido: Cult Logic, que por acaso foi o primeiro que ouvi e que me fez querer descobrir este álbum.

Resta dizer que os Miike Snow já estão confirmado para o Optimus Alive!10, no dia 10 de Julho.

Miike Snow - Miike Snow [2009]
(Nota: 8/10)

1.
Animal (****)
2. Burial (***)
3. Silvia (***)
4. Song for No One (****)
5. Black & Blue (****)
6. Sans Soleil (****)
7. A Horse Is Not a Home (***)
8. Cult Logic (*****)
9. Plastic Jungle (***)
10. In Search Of (****)
11. Faker (****)
12. Billie Holiday (***)

Partilhar

Publicada porLuy  

1 comentários:

Anónimo disse... 28/04/10, 00:34  

Gostei bastante do que escutei... vou descobrir =)

Enviar um comentário