Sade, 10 Years Later

A nigeneriana Sade Adu, cujo nome verdadeiro é Helen Folasade Adu, regressou este ano ao mundo da música com o álbum Soldier of Love. Sade viveu a maior parte da sua vida nas Ilhas Britânicas e, no início dos anos 80 Sade, integrou a banda Pride como elemento do coro. No ano de 1983 destacou-se e assinou um contrato com uma editora, levando consigo três elementos dos Pride - Stuart Matthewman, Andrew Hale e Paul Denman – e formou a sua banda Sade.

O primeiro álbum, Diamond Life (1984), vendeu 50 milhões de cópias, tornando-a a artista do Reino Unido mais bem sucedida de sempre. Até ao ano 2000 editou mais quatro álbuns: Promise (1985), Stronger Than Pride (1988), Love Deluxe (1992) e Lovers Rock (2000). O interregno de 10 anos criou bastante expectativa sobre o que nos poderia apresentar Sade neste novo milénio. Inúmeros temas tinham tatuado a marca Sade no mundo da música, como Smooth Operator, The Sweetest Taboo, No Ordinary Love ou Cherish the Day, e o público estava ansioso por voltar a assistir à criação de mais clássicos da cantora.
Soldier of Love, o tema que dá título ao álbum, é a primeira amostra deste trabalho e evidencia que Sade não alterou um milímetro na sua linha musical, com a soul, o jazz, o R&B e o soft rock a marcarem as tendências. A sensação ao ouvirmos todo o álbum é de que não passou qualquer tempo desde o seu disco anterior. Não parece revelar-se uma nova Sade, mas também não se perderam as suas qualidades. A sua música continua a ser única, embora eu não vislumbre nestes novos temas um com força para se tornar em mais um clássico na carreira de Sade.

Todo o lirismo do álbum está relacionado com título do álbum, como se Sade tivesse transportado para este disco todas as energias, sensações e emoções que viveu no campo amoroso nesta última década. Contudo, a mesma temática, interpretada musicalmente num tom melancólico, já vinha dos trabalhos anteriores de Sade.

Soldier of Love é sem dúvida a canção mais comercial do álbum, destacando-se da carga melancólica da maioria das outras músicas, alternadas por Babyfather ou Bring Me Home, que são outros dois temas que dão alguma animação ao álbum. As músicas são extremamente orgânicas, com a voz quente de Sade, aliada à dos coros, a fazer uma perfeita fusão de sons.
Na totalidade, o álbum é uma boa banda sonora para este Verão, até porque os seus ritmos são quentes, mas com aquela temperatura de pôr-do-sol. Por outro lado, também não é um disco para se ouvir sem repetição, pois facilmente cai no enjoo.

Sade - Soldier of Love [2010]
(Nota: 7/10)


1. The Moon and The Sky (****)
2. Soldier of Love (****)
3. Morning Bird (***)
4. Babyfather (****)
5. Long Hard Road (***)
6. Be That Easy (***)
7. Bring Me Home (***)
8. In Another Time (***)
9. Skin (***)
10. The Safest Place (****)

Partilhar

Publicada porLuy  

0 comentários:

Enviar um comentário