“The Milk-Eyed Mender”

Image hosted by Photobucket.com

Numa altura em que a cultura se parece diluir no meio de uma massa criativa cinzenta, na qual tudo nos parece igual, surgem projectos que remam contra a maré e trazem uma lufada de ar fresco a quem se preocupa em oxigenar o sangue e a mente, procurando sair do carreiro.

Recentemente descobri a música de Joanna Newsom, uma norte-americana do estado do Nevada, residente em S. Francisco, que editou no ano passado “The Milk-Eyed Mender”, e que vem ao encontro da minha busca pelo que é original e genuíno.

O estilo de Joanna Newsom é caracterizado por uma pureza conferida pelas letras simples, pela música desprovida de grandes artificialismos e pela sua voz cristalina, que tem momentos em que flui sem limites e outros de suaves suspiros.

Nas críticas que li, o críticos classificam Joanna Newsom como interprete de “american folk” e excelente contadora de histórias. Curiosamente, nalgumas faixas a sua voz assemelha-se inclusivamente à de uma criança.

Neste trabalho identifico alguns traços de outras cantoras, como é o caso de Björk, no que respeita à interpretação vocal, ou Tori Amos, na sonoridade e na pureza das letras, sendo que na execução musical dominam os sons de harpa e cravo.

Os meus destaques de “The Milk-Eyed Mender” vão para “Sprout and the Bean”, (primeiro single), “The Book of Right-On”, "En Gallop" e “Peach, Plum, Pear”.

Procurem ouvir e façam o vosso comentário. Acho que merece nota 9 para um máximo de 10.

Se na vossa apreciação concordarem comigo e ficarem definitivamente fãs, podem conferir tudo ao vivo no Lux a 21 de Abril.

Um *Xuac* especial para quem me despertou para este trabalho...

Partilhar

Publicada porLuy  

2 comentários:

Anónimo disse... 17/03/05, 20:31  

verdade... ela é fantástica, pelo menos no sentido da originalidade. até a capa do cd, que eu ainda não conhecia.

Tenho ouvido as músicas sem saber os títulos, fui agora verificar as minhas preferidas. curiosamente, são também a "En Gallop" e a "Peach,Plum, Pear", ou,como eu gosto de lhes chamar, a nº 07 e a nº 09. Gostos não se discutem, se forem comuns ;)

Um grande *xuac* de volta- não o mesmo, porque esse guardei pra mim, mas outro, pra retribuir...:)

Anónimo disse... 18/03/05, 19:53  

Pois é, quem vê a SIC Mulher já deve ter visto o vídeo de apresentação deste álbum k (ainda) desconheço.

Despertou-me pela voz de raparigazinha e de tom malandro, pela qualidade dos seus acordes e pela lembrança do estilo de Björk.

Depois comentarei o álbum integral quando o adquirir *coughemulecough*

*Xuac*

Enviar um comentário