O Erro Humano

Image hosted by Photobucket.com


O erro humano é, pura e simplesmente, ser-se humano.

A natureza humana é complexa, pelo menos para os nossos critérios. Nós erramos, nós recuamos, nós ferimos, nós mentimos, nós fingimos, nós contornamos. São erros evitáveis?

Em teoria, sim, em teoria bate tudo tão certo que até apetece rasgar os malditos papéis!

Na prática… são inevitáveis, o erro humano pertence-nos e tem-se, ao longo na nossa evolução física e psíquica, mantido inalterado, porque toda a gente erra, recua, fere, mente, finge, contorna nalgum ponto da sua vida.

O erro humano trata-se de uma contra-evolução. Podemos saltar mais alto nos Jogos Olímpicos, podemos ter telemóveis de terceira geração nos nossos bolsos, podemos encontrar a cura para as mais variadas doenças, mas a verdade é que há milhares e milhares de anos que continuamos a errar, recuar, ferir, mentir, fingir e contornar.

É um fardo grande ao ser humano dos nossos dias ter que aceitar isso, a perfeição é exigida cada vez com mais rigor, os altos morais são um culto nos países do ocidente (apesar de ser tudo uma perspectiva das coisas), mas a verdade é que o ser humano não conseguiu ainda evoluir neste ponto. O erro encontra-se entranhado em nós, na nossa sociedade, nos nossos genes, na criança que vai ao colo da mãe dentro do carro, no desviar do olhar quando passamos por um sem-abrigo, no fumo de tabaco a pairar sobre uma criança, no máximo que é apanhar-se uma bebedeira, no acelerar ao sinal amarelo, nos grafites nas paredes, enfim… basta olhar à nossa volta e para nós mesmos.

O erro humano brota de todas as partes e inunda os nossos corpos e almas e faz-nos dizer o que não dizemos, pensar o que não pensamos, engolir o que não engolimos, acreditar no que não acreditamos, matar o que não matamos…

Como viver com o erro humano?

Como sempre, vai-se vivendo… e morrendo também.


*Xuac*

Partilhar

Publicada porAnónimo  

2 comentários:

Luy disse... 19/03/05, 16:18  

Dando a minha modesta opinião sobre esta reflexão tão profunda (not), julgo que o erro humano é o que nos faz acreditar que um dia podemos ser perfeitos. Contudo, tem um efeito perverso, pois ao mesmo tempo nos servimos dele para justificar recuos, o ferir, o mentir, o fingir e o contornar.
Para mim, o importante está em que não devemos ter medo de reconhecer que errámos, recuámos, ferimos, mentimos, fingimos ou contornámos. Nesse ponto não podemos errar sempre.
Acredito que somos recompensados de alguma forma pelo bem que fazemos aos outros. Só que nem sempre prestamos atenção às coisas boas que nos acontecem. Se erro hoje, espero poder compensar amanhã... a dobrar.

*XuaC*

Anónimo disse... 22/03/05, 10:58  

luy, acreditar que um dia seremos perfeitos é também um erro em si.
Penso e quero acreditar que o ser humano evolui durante a sua vida e a humildade e reconhecimento perante um erro são essênciais para essa evolução.

carlos, penso que realmente o ser humano é o único que 'consegue' errar, no sentido de que tem consciencia disso, o contrário dos animais ou das máquinas, como dizes. Talvez o Erro Humano surja da consciência pessoal e social que nós possuímos, penso que nem deveremos ser os únicos, alguns primatas também desenvolveram essa consciência que, tal como a nós, lhes aponta o dedo indicador e os esmaga com o polegar.
Já Caeiro pensava no porquê de pensar? Porquê esta consciência? Pode tudo ser tão simples...

Bjos aos dois... *Xuac Xuac*

Enviar um comentário