Simplesmente Páscoa

Image hosted by Photobucket.com

O período da Páscoa sempre foi muito perturbador para mim. Recordo-me que em criança, quando chegava este período, todos os anos a RTP, "religiosamente", exibia a série "Jesus de Nazaré".

Embora a sua comparação com a "Paixão de Cristo", de Mel Gibson, seja desmesurada, o certo é que essa série também se encarregava de puxar pela culpa do espectador pela morte de Jesus Cristo.

Eu, embora criança, não ficava indiferente. E, em cada ano, quando chegava Páscoa, vivia sempre a história daquele Senhor que era vexado e torturado até à morte, algo que não era compensado pelo "final feliz", quando Ele volta à vida.

Na verdade, a história fascinava-me. A educação católica aguçava-me a curiosidade e procurava saber mais sobre aquele mistério todo, apesar de todo o terror implícito.

Hoje é interessante observar como as coisas mudaram. Todas as quadras religiosas que representavam a história de Jesus Cristo deram lugar a outro tipo de manifestações e rituais, que deixam para segundo plano a personagem principal.

Podemos constatar que o "Menino Jesus" foi substituído no Natal pelo Pai Natal e que Coelhinho o substitui na Páscoa. Portanto, se temos o Pai Natal que nos traz as prendas e os Coelhos andróginos que nos dão ovos de chocolate, para que serve Jesus?

Não me parece que o problema religião seja uma crise de crenças. Porque, vejamos, é mais díficil acreditar no nascimento de uma criança há 2000 anos, que num velhote de barbas que distribui prendas num trenó de renas voadoras? Ou então, é mais díficil acreditar na história de um homem que morre e ressuscita, do que num coelho que põe ovos de chocolate, alguns deles com bonecos dentro?

Confusos? Não pensem que estou louco. Mas que tudo isto se está a tornar cada vez mais bizarro... isso está...

Jesus passou por cá há 2000 anos. Acho que já está na hora de nos fazer outra visita, ou, então, de nos enviar um descendente.

Uma Páscoa Feliz a todos...

*XuaC*

Partilhar

Publicada porLuy  

3 comentários:

vivencias disse... 28/03/05, 12:02  

concordo plenamente contigo Luy, as tradições mudaram e penso que as crenças também

Anónimo disse... 28/03/05, 17:48  

Oh pá! Tu és um insensível, Luy!

Imagina que o Pai Natal lê isto, já o estou a imaginar a puxar as suas barbas brancas e a suicidar-se com uma das pistolas que iria distribuir a uma criança merecedora no próximo Natal!

Tu não penas nas coisas, Luy, não medes as consequências, que dirá o Coelhinho da Páscoa ao ler isto no seu computador de última geração na sua toca subterranea? Espero que não esteja com um ovo a meio-caminho, se não ainda contrai o esfínter e o que acontece????
Para além de uma valente dor de cu (lol), lá se parte o maldito ovo gigante e haverá menos uma criancinha com cáries nos dentes nesta Páscoa... o que achas que os dentistas pensam disto??? Tens que pensar, Luy...

Não sou religioso, mas respeito, acho um fenómeno interessante a religião.

*Xuac*

Luy disse... 29/03/05, 15:29  

PJ,
Não estejas a defender o Pai Natal e o Coelhinho da Páscoa.
Tu sabes que não podes abusar dos chocolates. Portanto, até te era conveniente que estes excessos não existissem. Porque depois ficas a ver o pessoal a deliciar-se com os docinhos e tu a fazer birra. Como sempre... :-p

Enviar um comentário