Margarida Pinto: Apontamento

Image hosted by Photobucket.com

Há momentos na nossa vida que podemos considerar de absolutamente certeiros. Quando decidi comprar, meio às cegas, o primeiro álbum a solo de Margarida Pinto intitulado Apontamento, mal sabia eu que estava prestes a viver um desses momentos.

Confesso que desconhecia que esta artista é a vocalista dos Coldfinger, um grupo musical luso a expressar-se em Inglês com base nas electrónicas que, pelo que li, já conheceu melhores dias de inspiração.

Mas Margarida parece ter conseguido libertar-se desse seu passado e transfigura-se aqui numa cantora verdadeiramente orgânica e sublime, basta vê-la no vídeo do primeiro single de apresentação, um dos temas mais viciantes que já escutei nos últimos anos, que partilha o mesmo nome que o álbum: ela, sempre ela, a passear-se por este mundo com um sorriso nos lábios.

Trata-se de um álbum, de contornos sólidos e com sonoridades de jazz para se ouvir do início ao fim, não há verdadeiras falhas, mesmo que não seja uma obra que nos prenda desde a primeira audição, se conseguirmos tomar-lhe a atenção merecida, quando nos apercebermos, já será um dos melhores álbuns que já ouvimos.

O convite da primeira faixa, Apontamento, é dos melhores que se pode fazer na abertura e consequente descoberta de um trabalho deste género. Mas este convite não é falso e o que promete, cumpre! É completamente delicioso deixarmo-nos levar pelas melodias variadas que são acompanhadas por letras e palavras do melhor que já se fez: Álvaro de Campos, Fernando Pessoa e, porque não?, a filha Mariana. Desde a Hey! (Sempre Feliz), com a sua máxima “Se souberes quem és hás-de ser sempre feliz”; passando pela melancólica Lembra-me de nós; a utópica Na véspera de não partir nunca; as épicas Estranhos à mesa e Um dia, aqui; e terminando numa das mais belas canções que se ouviu: Ficar (canção de embalar).

É uma óptima viagem este álbum e só nos apetece repetir e repetir e repetir, tal como eu tenho feito nestas últimas duas semanas preenchidas, para descobrirmos mais uma vez aquilo que nós somos e aquilo que nós queremos ser, tudo num apontamento…


Margarida Pinto – Apontamento [2005]
(Nota: 9/10)


Temas:

01 Apontamento (*****)
02 Translúcido (***)
03 História nº 1 (****)
04 Hey! (Sempre Feliz) (****)
05 Lembra-me de nós (****)
06 Na véspera de não partir nunca (*****)
07 Eu queria ser Músico (***)
08 Aviso-te (***)
09 Não digas nada (****)
10 Hesitação (em ti) (***)
11 Frio o tempo (***)
12 Estranhos à mesa (*****)
13 Um dia, aqui (****)
14 Ficar (Canção de embalar) (*****)



*Xuac*

Partilhar

Publicada porAnónimo  

1 comentários:

Anónimo disse... 10/05/05, 23:22  

Este álbum é sem dúvida espectacular. É muito fluído, cristalino e fresco.
Trata-se de uma linha música de qualidade em português ainda não foi explorada. Julgo que não é de consumo internacional como Madredeus ou Mariza, mas na minha opinião está ao mesmo nível destes cá dentro.
Espero que muitos outros lhe sigam o exemplo.
Vamos ver até que ponto é reconhecida e acarinhada pelo público.

Enviar um comentário