Cartoons in style

Image hosted by Photobucket.com

O ser humano encontra-se num estágio em que a criatividade não tem limites e é uma condição basilar para o sucesso de qualquer projecto. Mas se não tiver um sustento sólido a nível de conteúdo, a sua queda é tão ou mais veloz que a sua ascensão. É esse obstáculo com que se deparam todos os artistas. Mas temos uma excepção: os Gorillaz, cuja veia criativa parece nascer do simples facto de não viverem sob a pressão dos media e de não terem qualquer preocupação em manter, ou medo de perder, o estrelato, porque eles simplesmente não existem. Eles são apenas a banda virtual mais famosa do planeta.

Demon Days é o título do novo álbum desta banda composta por nomes conhecidos da cena musical, dos quais o mais sonante é Damon Albarn (dos Blur). Todos eles têm projectos paralelos e de carne osso, mas com os Gorillaz encenam uma banda virtual de desenhos animados que assume o hip-hop como o seu tronco musical.

A banda chamou as atenções de todos com o single Clint Eastwood, que serviu de introdução ao primeiro e auto-intitulado álbum Gorillaz. Para uns tratou-se de uma agradável surpresa, para outros, de um total disparate. Na verdade, a última palavra foi do público, que aplaudiu e comprou.

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

Demon Days apresenta um conjunto de canções com um cunho mais pop, mas com uma contínua presença hip hop e electro, que transitaram do disco anterior. O grupo explora novas sonoridades e ritmos, que enriquece naturalmente este trabalho. Isto é conseguido através de inúmeras participações especiais, que juntaram o grupo com os De La Soul, Roots Manuva, Martina Topley-Bird, Shaun Ryder (o líder dos Happy Mondays), o actor Dennis Hopper, entre muito outros.

Damon Albarn classifica Demon Days como sendo sombrio, algo que é notório no tema título do álbum, com a participação do London Community Gospel Choir. Essa orientação deve-se a um afastamento às letras “non-sense” e particularmente disparatadas nalguns temas do primeiro álbum. Contudo, Feel Good Inc, o single de apresentação, bastante convidativo para as pistas de dança, vem contrariar o obscurantismo de outros temas e é um bom prenúncio do que encerra este disco.

Gorillaz - Demon Days [2005]
(Nota: 7/10)


Temas:

01. Intro
02. Last Living Souls (***)
03. Kids With Guns-Feat. Neneh Cherry (***)
04. O Green World (**)
05. Dirty Harry-Feat. Bootie Brown & San Fernandez Youth Chorus (****)
06. Feel Good Inc-Feat. De La Soul (*****)
07. El Manana (****)
08. Every Planet We Reach Is Dead (***)
09. November Has Come-Feat. MF Doom (***)
10. All Alone-Feat. Roots Manuva (***)
11. White Light (**)
12. DARE-Feat. Shaun Ryder (****)
13. Fire Coming Out Of The Monkey's Head-Feat. Dennis Hopper (****)
14. Don't Get Lost In Heaven (****)
15. Demon Days-Feat. The London Community Gospel Choir (****)

Partilhar

Publicada porLuy  

0 comentários:

Enviar um comentário