Only funk is allowed on the dancefloor...

Image hosted by Photobucket.com

Os Black Eyed Peas explodiram nos top’s de vendas e de airplay em 2003 com álbum Elephunk e confirmaram que “à terceira é de vez”. A formação actual do grupo remonta ao final da década de 90, em Los Angeles, em que insistiam essencialmente nos estilos breakdance e hip hop. Os fundadores foram William e Apl.de.Ap, que posteriormente abriram a porta à voz sensual de Fergie e ao MC Taboo.

Em 2005 os Black Eyed Peas apresentam-se com Monkey Business, na expectativa de continuarem no caminho certo para mais um sucesso maciço como o anterior. Na verdade, os primeiros fãs da banda não perdoaram o grupo pela sua viragem musical e abandono das suas raízes depois dos dois primeiros discos - Behind The Front (1997) e Bridging The Gap (2000) –, que tiveram um relativo sucesso quando comparados à sua fase actual.

Where Is The Love?, com a participação vocal de Justin Timberlake dos N'Sync, foi o primeiro single a chamar a atenção da crítica e do público, vendendo cerca de milhão e meio de cópias em todo o mundo. Seguiram-se outros sucessos como Shut Up, Hey Mama e Let's Get It Started, que todos somados lançaram o álbum Elephunk para quatro nomeações para os Grammys. Sem descanso, o grupo arrancou numa digressão mundial de ano e meio para promover Elephunk e aterrou em Portugal para uma apresentação no Rock In Rio-Lisboa, em Junho de 2004, onde convenceram em todos os quadrantes.

Image hosted by Photobucket.com

Monkey Business abre com uma inspiração do frenético tema Misirlou de Dick Dale & His Del-Tones, celebrizado na banda sonora de Pulp Ficton. Todo o disco é vocacionado para a conquista das pistas de dança, tal como já acontece com o primeiro tema de avanço do álbum, intitulado Don't Phunk With My Heart.

Mais uma vez o grupo convidou outras vozes conhecidas para enriquecerem este trabalho. Entre elas encontram-se em My Style o repetente Justin Timberlake , Jack Johnson em Gone Going e o veterano do funk James Brown em They Don't Want Music. Também Sting, que já está bastante habituado a este tipo de colaborações, se juntou ao grupo para cantar Union, que encerra o álbum e é um apelo e hino à união dos homens e dos povos, utilizando enxertos musicais de Englishman In New York do ex-vocalista dos The Police.

Os destaques de Monkey Business vão para os ritmos de Verão assegurados por My Humps, Feel It e Dum Diddly, semelhantes ao género musical de sucessos anteriores do grupo. No entanto, a minha preferência principal vai para Don't Lie, pela sua sonoridade reggae e descontraída, com sabor a sol e praia.

Black Eyed Peas - Monkey Business [2005]
(Nota: 7/10)

Temas:

1. Pump It (***)
2. Don't Phunk With My Heart(****)
3. My Style (***)
4. Don't Lie (****)
5. My Humps (**)
6. Like That (**)
7. Dum Diddly (****)
8. Feel It (****)
9. Gone Going (****)
10. They Don't Want Music (***)
11. Disco Club (**)
12. Bebot (**)
13. Ba Bump (**)
14. Audio Delite At Low Fidelity (***)
15. Union (***)

Partilhar

Publicada porLuy  

0 comentários:

Enviar um comentário