Rewind and play

Image hosting by Photobucket
A Suécia têm sido um país exemplar na quebra da ideia instituída de que só no Reino Unido ou nos EUA se é capaz de fazer música para o mundo global. A regra foi quebrada primeiro pelos ABBA nos anos 70, logo seguidos por outros grupos, como os A-ha nos 80 e os Roxette nos 90.

Em 1997 as rádios não se cansaram de nos obrigar a ouvir Lovefool, o cartão de apresentação de mais uma banda sueca a fazer história - The Cardigans - que teve o valioso contributo do filme Romeu e Julieta, com Leonardo di Caprio e Claire Danes nos papéis principais, em que o tema fazia parte da banda sonora. O resultado desta projecção consumou-se na venda de 2,5 milhões de cópias de First Band on the Moon (1996), o primeiro álbum internacional da banda, dois anos após se terem formado.

Peter Svensson (guitarrista) e Magnus Sveningsson (baixista) são os fundadores dos The Cardigans, que se uniram por um interesse mútuo pelo hard rock. Oriundos de uma pequena cidade sueca chamada Jonkoping, assim que completaram a formação de cinco elementos, mudaram-se para a cidade portuária de Malmo, a terceira maior cidade da Suécia, em busca de uma oportunidade na cena musical.

Em Malmo os The Cardigans encontram um contrato discográfico e editam Emmerdale (1994) e Life (1995), que tiveram uma relativa notoriedade no país natal. Mas é aquando do lançamento de Lovefool que o grupo, prosseguindo numa promoção intensa do álbum, que incluiu uma digressão mundial e inúmeras aparições em participações em eventos mediáticos, nomeadamente na série americana para adolescentes Beverly Hills 90210 e no David Letterman Show, deram consistência ao seu trabalho e consolidaram a imagem The Cardigans.

A partir daqui o grupo não pára e, logo em 1998, apresenta o álbum Gran Turismo que rendeu mais uns 2,5 milhões de vendas. O trabalho incluiu singles de sucesso como Erase/Rewind e My Favourite Game, este com direito a um vídeo polémico em que Nina Persson (vocalista) perdia literalmente a cabeça, num acidente de viação, numa realização do compatriota Jonas Åkerlund, que foi responsável de muitos dos vídeos dos Roxette, de sucessos de Madonna (Ray of Light e Music) e do impressionante Smack My Bitch Up dos The Prodigy.

Seguem-se projectos a solo por parte de Magnus Sveningsson, com I Sing Because Of You (2002), e de A Camp (2001), de Nina Persson, e os The Cardigans voltam a reunir-se em 2003 para lançar Long Gone Before Daylight (2003). O álbum recebeu boas críticas, mas as fracas vendas não reflectiram a mesma aceitação pelo público.
Image hosting by Photobucket

Em 2005 voltaram ao estúdio para elaborar Super Extra Gravity, produzido por Tore Johansson, que trabalhou com Franz Ferdinand e que já antes tinha colaborado em Gran Turismo. Nina Persson e Peter Svensson afirmaram que o grupo se dedicou a explorar novas sonoridades tendo presente os The Pixies como entidade inspiradora, embora nenhum tema soasse à banda inglesa. Em 14 temas o grupo percorre campos musicais bastante diferentes, mas a sua marca de sempre permanece, sobretudo a voz inconfundível de Nina Persson e os ritmos repetitivos de guitarra eléctrica.

Em Setembro o grupo apresentou o primeiro single intitulado I Need Some Fine Wine And You, You Need To Be Nicer e este mês preparam-se para lançar o segundo, Don't blame your daughter (Diamonds). O álbum está a passar bastante despercebido, talvez porque o primeiro single não foi suficientemente marcante e talvez o mesmo aconteça ao segundo. Provavelmente se tivessem apostado nas duas primeiras faixas, Losing A Friend e Godspell, talvez a sorte tivesse mudado. No geral o álbum é bom e consistente como todos os outros trabalhos dos The Cardigans, apenas está a faltar uma boa estratégia de promoção.

The Cardigans - Super Extra Gravity [2005]
(Nota: 7/10)


1. Losing A Friend (****)
2. Godspel (****)
3. Drip Drop Teardrop (****)
4. Overload (***)
5. I Need Some Fine Wine And You, You Need To Be Nicer (***)
6. Don't Blame Your Daughter (Diamonds) (****)
7. Little Black Cloud (***)
8. In The Round (***)
9. Holy Love (****)
10. Good Morning Joan (**)
11. And Then You Kissed Me (Part 1) (***)

Partilhar

Publicada porLuy  

0 comentários:

Enviar um comentário