Mika - Life In Cartoon Motion



Este é, para mim, um nome a decorar. Mika, um jovem britânico de 24 anos de idade, está prestes a lançar o seu álbum de estreia, Life In Cartoon Motion e é uma lufada de ar fresco na pop mundial. Mika é daqueles artistas que acertam à primeira e este álbum, a ser lançado no dia 5 de Fevereiro, é dos mais consistentes que escutei nos últimos meses.

Photobucket - Video and Image Hosting

Este artista é uma mistura de Elton John, Prince e Freddie Mercury. A sua voz é muito versátil e culmina num falsete muito característico próximo do vocalista dos Scissor Sisters, banda esta facilmente mencionada como inspiração, no entanto, Mika parece-me mais sincero nas suas canções que nos invadem o corpo com as suas viciantes melodias.



Photobucket - Video and Image Hosting

É simples, este álbum não tem uma única canção má, ponto final.

No entanto, e por obrigações contratuais com o *xuac*, destaco as sequintes:

  • Grace Kelly - É o novíssimo e verdadeiro single de apresentação do álbum. O seu refrão leva-nos a uma montanha-russa de melodia e a sua estrutura é de uma simplicidade tão bem conseguida que nos faz ficar rendidos à faixa logo à primeira. Escutei pela primeira vez esta música há dois meses e ainda sinto a mesma vertigem como da primeira vez, um excelente sinal!

  • Lollipop – Quando li o título desta canção até tremi. Jamais iria gostar de uma canção com nome de chupa, certo? Errado! É um regresso ao passado muito interessante, com os seus ritmos e os seus arranjos exuberantes que nos fazem sonhar com os nossos verdes anos. A voz e os risos de uma miúda ajudam a criar este ambiente perfeito.

  • Relax, Take It Easy – O verdadeiro primeiro single, lançado apenas para as pistas de dança. Melodia anos 80, segura e bem construída.

  • Any Other World – Mais uma pérola do álbum. Voz sussurrante, acompanhada por um violoncelo, leva-nos para um mundo nostálgico e mágico. Os violinos agressivos trazem alguma violência aos nossos sentidos fazendo-nos compreender que nem sempre a viagem é suave, mas que, acima de tudo, faz parte da vida.

  • Happy Ending – A última faixa do álbum. Triste mas conformada. Dolorosa mas com a esperança na voz. O coro de vozes gospel tornam esta canção num épico à vontade de amar mesmo que apenas num futuro distante. This is the way you left me, I’m not pretending, No hope, no love, no glory, no happy ending. E a canção termina. Apenas para que o silêncio nos capture e, quando já estávamos habituados ao seu reinado, este é interrompido por um piano acompanhado pela voz sensível de Mika num momento de inspecção sobre a vida e onde a sua voz ganha o poder sobre toda a melodia, dando-nos a conhecer, mesmo sem a compreensão das palavras, o que ela chora.


Photobucket - Video and Image Hosting

Destaquei metade das dez faixas do álbum e, tenho que mencioná-lo, apenas por poupança de espaço, porque quase todas elas são candidatas a destaque num álbum de estreia excepcional, neste momento só aguardo o futuro e, enquanto isso não acontece, escuto as melodias soltas, livres de Mika.

Mika – Life In Cartoon Motion – 9/10


Grace Kelly - (*****)
Lollipop - (*****)
My Interpretation - (***)
Love Today - (****)
Relax, Take It Easy - (****)
Any Other World - (*****)
Billy Brown - (***)
Big Girl (You Are Beautiful) - (****)
Stuck In The Middle - (****)
Happy Ending - (*****)



PS – Grace Kelly entrou ontem oficialmente para #1 no Top de Singles Britânico... apenas através do número de downloads legais! Promissor...

Partilhar

Publicada porAnónimo  

2 comentários:

Anónimo disse... 23/01/07, 19:54  

Já ouvi o single "Grace Kelly". A voz dele é extraordinária. Ouvi a versão estúdio e uma apresentação ao vivo num programa de televisão.
A qualidade é inegável, mas a música ainda não me entrou no ouvido. Isso é bom, pq quer dizer que vai durar muito tempo sem cansar.
Como descobriste este talento?

Anónimo disse... 23/01/07, 22:04  

Não me recordo em concreto, mas devo ter passado por um qualquer site onde alguém postou o link para o myspace do Mika: http://myspace.com/mikamyspace
Desde aí que tenho estado preso à sua voz e melodias.

:D

Enviar um comentário