Deolinda - Canção Ao Lado [2008]


Os Deolinda, segundo consegui apurar, é um daqueles fenómenos de love or hate que surgiu nos últimos meses em Portugal. Com o seu álbum de estreia, Canção ao Lado, a impor-se lenta mas firmemente nos mais populares do ano. O quarteto formado pela Ana Bacalhau, Pedro Martins, Zé Pedro Leitão e Luís Martins.



O single de apresentação, Fado Toninho, foi aos poucos ganhando notoriedade com a sua instrumentação colada ao fado de taberna mas sem nunca usar uma guitarra portuguesa sequer. Assim se ouve (e vê):



É díficil escutá-los sem me lembrar dos Donna Maria que, apesar de todas as diferenças que os distingue, foram também uma lufada de ar fresco na música inspirada pelo fado sem nunca verdadeiramente sê-lo. Pena que os Donna Maria tenham confirmado a superstição do segundo álbum, falhando este as melhores críticas e vendas do primeiro. Poderá isto acontecer também com os Deolinda? Quem sabe? A verdade é que a sua mistura cliché de fado, euforia, arrojo, voz e imagem funciona agora e é efectivamente delicioso escutar o seu trabalho que consegue lembrar artistas como os Madredeus, Sérgio Godinho, António Variações tudo numa sonoridade única.

Aqui fica o último vídeo:



Deolinda - Canção Ao Lado [2008]
Nota: 8/10

Mal Por Mal - ****
Fado Toninho - *****
Não Sei Falar De Amor - ****
Contado Ninguém Acredita - ****
Eu Tenho Um Melro - ****
Movimento Perpétuo Associativo - *****
O Fado Não É Mau - ****
Lisboa Não É A Cidade Perfeita -****
Fon-Fon-Fon - *****
Fado Castigo - ****
Ai Rapaz - ****
Canção Ao Lado - ****
Garçonete Da Casa De Fado - ***
Clandestino - *****

Partilhar

Publicada porAnónimo  

1 comentários:

Anónimo disse... 15/10/08, 18:59  

Eu comecei por ouvir o "Fon-Fon-Fon" e pensei que o disco era todo uma paródia. Mas de facto têm temas som uma sonoridade bastante diversificada, dentro do estilo, é claro.

Tenho que escutar com mais atenção. O video é muito interessante. Muito "clean" e a letra é bem criativa.

Enviar um comentário