Video Time Machine #13

Black - Wonderful Life [1987]

Wonderful Life poderá ser considerado o one hit wonder dos britânicos Black. O grupo surgiu em 1981 e começou por editar dois singles - Human Features e More Than The Sun - através de editoras independentes, sem qualquer sucesso significativo. Mas em 1984 assinaram contrato com a WEA, que editou um primeiro single intitulado Hey Presto, que foi bem recebido fora do Reino Unido, sobretudo na Austrália, e um segundo intitulado More Than The Sun.

O grupo não se deu por satisfeito e procurou uma nova editora independente, para editar em 1985 o single Wonderful Life, uma canção um tanto irónica, escrita pelo vocalista e mentor da banda, Colin Vearncombe, que obteve o 72ºlugar no top britânico. Em 1997 foi a A&M Records que quis assinar um contrato com os Black e editar o primeiro álbum da banda, intitulado precisamente Wonderful Life. O álbum começou por ser apresentado com os singles Everything's Coming Up Roses e Sweetest Smile, mas viria a ser o 3º single, a re-edição de Wonderful Life, que viria a consagrar os Black na história da música pop.

Em 1987 Wonderful Life conquistou o 9º lugar no Reino Unido e uma série de Top10 por toda a Europa. O single e o maxi-single venderam quase um milhão de exemplares!

A canção foi reeditada em 1994, por ter sido escolhida como tema principal de um anúncio publicitário, conseguindo voltar a entrar nas tabelas de vendas, em 30ºlugar na Irlanda e 42ºlugar no Reino Unido.

Quanto ao vídeo, que é o que nos motiva a escrever sobre a canção, é verdadeiramente excepcional. O preto e branco usado no vídeo reforça a luta na letra da canção, que fala de como a vida é bela, mas também de como ela também pode significar solidão e tristeza, razões que podem simplesmente apagar a luz que ilumina a beleza da vida. As imagens em câmara lenta e a panóplia de imagens díspares, que não têm qualquer relação entre elas, torna o vídeo enigmático e bastante absorvente.

Partilhar

Publicada porLuy  

3 comentários:

Pedro José disse... 28/10/08, 21:48  

Ainda dou por mim a cantarolar esta canção no duche quando acordo bem disposto (e nostálgico) :)

Luy disse... 29/10/08, 17:09  

Ficas assim porque sentes o cheiro a lavado :p

Eu adorava ver este vídeo quando era teenager. Hoje acho que era bastante inovador para a época. E acho que o vídeo é que impulsionou a canção para o sucesso.

Pedro José disse... 30/10/08, 15:42  

Sim, o sabão-azul deixa-me nesse estado festivo :p

Enviar um comentário