It's a blue, bright blue, Saturday, hey, hey


Como o ano de 2009 está ainda a começar, é lógico que em Janeiro continuemos a apresentar música de 2008. E um dos álbuns do ano passado que eu não queria deixar de apresentar é o último dos Goldfrapp, intitulado Seventh Tree.

Allison Goldfrapp é alma deste grupo britânico que logo desde o álbum de estreia, Felt Mountain (2000), conquistaram aquele género de público que geralmente procura novas sonoridades musicais. O grupo continuou a reunir fãs com os álbuns que se seguiram - Black Cherry (2003) e Supernature (2005) - numa evolução contínua, numa transição do mais alternativo para o mais pop, sempre a crescer na riqueza sonora e em novos ritmos.

Neste Seventh Tree os Goldfrapp quebram a linha que vinha seguindo para fazer um álbum calmo, talvez em demasia, por vezes melancólico e hipnótico. As letras são demasiado simples e repetitivas, com apenas algum colorido em certos refrães. As excepções à acalmia excessivas são feitas pelos temas A&E, Happiness e Caravan Girl que, curiosamente ou não, foram os singles escolhidos para promover o álbum até ao momento.



Em certa medida o grupo regressou ao ponto em que começou, que era de um registo mais enigmático, contudo este álbum é algo repetitivo e sem o brilho inovador dos trabalhos de outrora. Mesmo assim, não se poderá dizer que Seventh Tree seja um mau trabalho, porque os três singles de apresentação transmitem a ideia de que se trata de um álbum interessante, nem que seja pela preciosa ajuda visual dada pelos vídeos realizados para os temas. Mesmo sendo extremamente simples, algo que não é comum nos Goldfrapp, os vídeos são simplesmente geniais, afastando-se da dinâmica tecnológica que o grupo vinha adoptando nas produções anteriores.

Em suma, Seventh Tree assegura a manutenção dos Goldfrapp, mas não dignifica o espólio discográfico da banda. De início o álbum é difícil de ouvir, depois entranha-se e finalmente cai no aborrecimento. A nota positiva vai para a voz suave, sensual e discreta de Allison Goldfrapp.

Goldfrapp - Seventh Tree [2008]
(Nota: 6/10)


01. Clowns (***)
02. Little Bird (***)
03. Happiness (****)
04. Road To Somewhere (****)
05. Eat Yourself (**)
06. Some People (***)
07. A&E (*****)
08. Cologne Cerrone Houdini (**)
09. Caravan Girl (***)
10. Monster Love (**)

Partilhar

Publicada porLuy  

2 comentários:

zehtoh disse... 13/01/09, 09:34  

Gostei muito dos singles que ouvi, mas ainda não ouvi com atenção todo o album... de qualquer forma pareceu-me realmente um regresso às origens... o que não é mau, mas talvez seja menos original do que eu estava a espera, já que eles tinham vindo a mudar um pouco de sonoridade de disco pra disco

Anónimo disse... 13/01/09, 16:56  

Gostei do álbum, em especial de A&E e Caravan Girl embora, tal como explicas, rapidamente desisti de escutá-lo por não ter melodias suficientemente fortes num trabalho tão 'calminho' que até bocejei agora só de pensar nele =P

Enviar um comentário