Röyksopp, uma banda de electrónica norueguesa, formou-se em 1998 quando os colegas Brundtland e Berge se voltaram a reunir na cidade de Bergen após partilharem a sala de aulas nos seus primeiros anos. O seu álbum de estreia, Melody A.M., trouxe-lhes boa projecção e crítica. Seguiu-se The Understanding que os confirmou como uma das melhores bandas de música electrónica do presente.
Agora surge Junior e o primeiro single de apresentação, Happy Up There, assim é:
Não se pode dizer que seja um tema representativo do álbum. Mas os pormenores melódicos e a estrutura invulgar são uma constante durante o álbum. Com canções meticulosamente produzidas e de som envolvente, contam também com vozes convidadas como a de Anneli Drecker, Karin Dreijer-Andersson e a nossa conhecida Robyn. Esta última será, segundo os rumores, precisamente o (excelente) segundo single e é assim que se ouve:
O balanço deste projecto varia entre as músicas altamente produzidas e as mais minimalistas que roçam os tema-ambiente. Apresentam-nos também, e acima de tudo, excelentes canções pop; arriscam-se em instrumentais épicos que noutro mundo poderiam cair no ridículo. Mas aqui tudo funciona, o ouvido apurado desta dupla parece voltar a acertar em cheio e é este o presente que todos nós podemos agora usufruir. Do início ao fim.
Röyksopp - Junior [2009] - 9/10
"Happy Up Here" – **** "The Girl and the Robot" (feat. Robyn) – ***** "Vision One" (feat. Anneli Drecker) – **** "This Must Be It" (feat. Karin Dreijer-Andersson) – ***** "Röyksopp Forever" – **** "Miss It So Much" (feat. Lykke Li) – **** "Tricky Tricky" (feat. Karin Dreijer-Andersson) – **** "You Don't Have a Clue" (feat. Anneli Drecker) – **** "Silver Cruiser" – **** "True to Life" (feat. Anneli Drecker) – **** "It's What I Want" – ****
Eu gosto muito dos Röyksopp. Já não me recordo como os descobri, mas acho que foi porque fiquei viciado no tema "Poor Leno", do álbum Melody A.M. Ouvi o álbum vezes sem conta e procurei todos os remixes que havia. Agora estou curioso por ouvir este novo trabalho, que não sabia que existia. O álbum The Understanding, apesar de não ser mau, não me conquistou da mesma forma que o primeiro. Bergen é de facto uma cidade prodigiosa em talentos musicais e não só.
O som de Júnior dá sequência à excelente mistura feita por Brundtland e Berge, nosso Röyksopp! Algo tão singular em matéria de música é para ouvidos experimentados a ouvir melodias atípicas e encantadoras, motivo de não ser possível inserir-se no chamado circuito comercial, especialmente o brasileiro. Por isso, nós que temos ouvidos experimentados e voltados para o belo... continuemos ouvindo e curtindo Júnior!!!
Eu gosto muito dos Röyksopp. Já não me recordo como os descobri, mas acho que foi porque fiquei viciado no tema "Poor Leno", do álbum Melody A.M. Ouvi o álbum vezes sem conta e procurei todos os remixes que havia.
Agora estou curioso por ouvir este novo trabalho, que não sabia que existia. O álbum The Understanding, apesar de não ser mau, não me conquistou da mesma forma que o primeiro.
Bergen é de facto uma cidade prodigiosa em talentos musicais e não só.
Comecei a ouvir hoje. Acho que me vou viciar facilmente neste álbum :s
Muito bom.
Só é pena que este tipo de música não consiga entrar nos circuitos comerciais... Refiro-me sobretudo às rádios...
Acho que deste uma nota justa... Concordo...
O som de Júnior dá sequência à excelente mistura feita por Brundtland e Berge, nosso Röyksopp!
Algo tão singular em matéria de música é para ouvidos experimentados a ouvir melodias atípicas e encantadoras, motivo de não ser possível inserir-se no chamado circuito comercial, especialmente o brasileiro.
Por isso, nós que temos ouvidos experimentados e voltados para o belo... continuemos ouvindo e curtindo Júnior!!!