Röyksopp - Junior

Röyksopp, uma banda de electrónica norueguesa, formou-se em 1998 quando os colegas Brundtland e Berge se voltaram a reunir na cidade de Bergen após partilharem a sala de aulas nos seus primeiros anos. O seu álbum de estreia, Melody A.M., trouxe-lhes boa projecção e crítica. Seguiu-se The Understanding que os confirmou como uma das melhores bandas de música electrónica do presente.

Agora surge Junior e o primeiro single de apresentação, Happy Up There, assim é:



Não se pode dizer que seja um tema representativo do álbum. Mas os pormenores melódicos e a estrutura invulgar são uma constante durante o álbum. Com canções meticulosamente produzidas e de som envolvente, contam também com vozes convidadas como a de Anneli Drecker, Karin Dreijer-Andersson e a nossa conhecida Robyn. Esta última será, segundo os rumores, precisamente o (excelente) segundo single e é assim que se ouve:



O balanço deste projecto varia entre as músicas altamente produzidas e as mais minimalistas que roçam os tema-ambiente. Apresentam-nos também, e acima de tudo, excelentes canções pop; arriscam-se em instrumentais épicos que noutro mundo poderiam cair no ridículo. Mas aqui tudo funciona, o ouvido apurado desta dupla parece voltar a acertar em cheio e é este o presente que todos nós podemos agora usufruir. Do início ao fim.


Röyksopp - Junior [2009] - 9/10

"Happy Up Here" – ****
"The Girl and the Robot" (feat. Robyn) – *****
"Vision One" (feat. Anneli Drecker) – ****
"This Must Be It" (feat. Karin Dreijer-Andersson) – *****
"Röyksopp Forever" – ****
"Miss It So Much" (feat. Lykke Li) – ****
"Tricky Tricky" (feat. Karin Dreijer-Andersson) – ****
"You Don't Have a Clue" (feat. Anneli Drecker) – ****
"Silver Cruiser" – ****
"True to Life" (feat. Anneli Drecker) – ****
"It's What I Want" – ****

*xuac* and *twitt*

Partilhar

Publicada porAnónimo  

3 comentários:

Anónimo disse... 10/03/09, 11:32  

Eu gosto muito dos Röyksopp. Já não me recordo como os descobri, mas acho que foi porque fiquei viciado no tema "Poor Leno", do álbum Melody A.M. Ouvi o álbum vezes sem conta e procurei todos os remixes que havia.
Agora estou curioso por ouvir este novo trabalho, que não sabia que existia. O álbum The Understanding, apesar de não ser mau, não me conquistou da mesma forma que o primeiro.
Bergen é de facto uma cidade prodigiosa em talentos musicais e não só.

Anónimo disse... 26/03/09, 21:58  

Comecei a ouvir hoje. Acho que me vou viciar facilmente neste álbum :s

Muito bom.

Só é pena que este tipo de música não consiga entrar nos circuitos comerciais... Refiro-me sobretudo às rádios...

Acho que deste uma nota justa... Concordo...

JoCa disse... 09/11/09, 07:27  

O som de Júnior dá sequência à excelente mistura feita por Brundtland e Berge, nosso Röyksopp!
Algo tão singular em matéria de música é para ouvidos experimentados a ouvir melodias atípicas e encantadoras, motivo de não ser possível inserir-se no chamado circuito comercial, especialmente o brasileiro.
Por isso, nós que temos ouvidos experimentados e voltados para o belo... continuemos ouvindo e curtindo Júnior!!!

Enviar um comentário