Video Time Machine #19

Desireless - Voyage Voyage [1986]

As opiniões sempre se dividiram sobre a questão se os anos 80 foram ou não os anos de ouro da música. Em termos de criação artística podem ficar muitas dúvidas, visto que as opiniões são subjectivas, mas há um ponto menos discutível, e é o facto de ter sido nos anos 80 que se deram os primeiros passos da comunicação de massas, e a música foi um dos elementos que melhor se difundiu no meio.

Nos anos 80 a música atravessou fronteiras e terá sido possivelmente o primeiro elemento ser partilhado na Aldeia Global. Esta circunstância terá marcado com intensidade as gerações que viveram nessa década. Por isso, hoje em dia a música dos ABBA, dos Queen, do Michael Jackson, dos Culture Club, dos Eurythmics, dos Duran Duran, entre muito outros, ainda continua a prender a atenção, quando são ouvidas por alguém com mais de 25 anos.

O tema Voyage Voyage, da francesa Desireless (ou se preferirem Claudie Fritsch-Mentrop) foi um estrondoso sucesso por toda a Europa entre 1986 e 1987. Apesar de ser cantado em francês, este one hit wonder permanece como detentor do recorde de permanência no Top 20 da Alemanha! Milhões de exemplares foram vendidos e alguns milhões de clientes compraram o single só pela sonoridade, porque da letra em francês não entendiam nada. Contudo, ironicamente, o single não conseguiu subir ao primeiro lugar do top de vendas francês, mas ficou uma série de semanas com a medalha de prata.

Nos anos 80 a imagem tinha tornou-se definitivamente um elemento extremamente importante para se ter sucesso no campo musical. Desireless era estilista, tinha um look andrógino e explorou essas potencialidades quando se dedicou à música. Também o vídeo também é um tanto estranho e enigmático.

Continuou a haver vida musical em Desireless depois de Voyage Voyage, mas o sucesso nunca se voltou a repetir. Hoje em dia ainda continua a fazer concertos, onde com certeza não faltará este tema no alinhamento.

Partilhar

Publicada porLuy  

3 comentários:

Unknown disse... 19/11/09, 20:11  

E além dos exemplos que deste, muitos outros. Música que marcou uma geração e que ainda faz sucesso nas pistas de dança. É ver os miúdos a aprenderem a gostar, por verem os "mais crescidos" a divertirem-se. Abraço

zehtoh disse... 20/11/09, 10:00  

Por acaso lembro-me de, em puto, gostar imenso desta música. e realmente não percebia nada da letra... De qualquer modo ainda gosto da música...

Anónimo disse... 22/11/09, 13:45  

Ufff... já funcionam os (meus) comentários lol

Esta canção não me lembro bem, mas adorei =)

Enviar um comentário