Projecto Vamos Limpar Portugal

Depois dos últimos posts que aqui tenho colocado, em que desanco no Governo, partidos e afins, o título Projecto Vamos Limpar Portugal poderia parecer à primeira vista que se trataria de uma iniciativa com o objectivo de limpar Portugal da corrupção, dos políticos e da politiquice. Infelizmente este projecto não se trata disso. Trata-se de outra causa, mais ou menos nobre, que pretende juntar voluntários para limparem as florestas portuguesas do lixo que muita gente, pouco civilizada, foi espalhando indiscriminadamente pelo país.

As linhas que alinhavam este projecto são: “promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010, removendo todo o lixo depositado indevidamente nos nossos espaços verdes”.

Como não largo nenhum tipo de lixo no chão e tenho a preocupação em separar o lixo doméstico para depositar nos ecopontos, não estou nada disposto a participar nesta iniciativa de apanhar o lixo que outros porcos espalharam por aí. Acho que teria sido mais proveitoso que o movimento cívico que criou este projecto se tivesse empenhado em pressionar o Governo para que crie uma verdadeira disciplina de Educação Cívica nas escolas, de carácter teórico e prático, que ensine as crianças a comportar-se e a contribuir para um mundo civilizado.

Estou curioso por ver se o Governo não se vai aproveitar desta iniciativa para mais uma campanha de charme do Sr. Primeiro-ministro. Já o estou a ver com um saco numa mão e uma pinça apanha-resíduos (que nome pomposo!) na outra. Contudo, a iniciativa já conta com alto patrocínio de Sua Ex.ª O Presidente da República, pelo que será mais expectante que encontremos o Prof. Cavaco Silva com a Dr.ª Maria Cavaco a apanhar lixo com os netos nos Jardins de Belém.

Como diz o ditado chinês: “se vires alguém com fome, não lhe dês de comer, ensina-o a pescar”, e pode ser aplicado em inúmeras situações. É necessário intervir na base e não apenas promover este tipo de fogo de artifício. O que irá acontecer é que no dia 20 de Março alguém irá limpar, para no dia 21 de Março alguém voltar a sujar.

Contudo, para quem tenha interesse em participar nesta iniciativa, deixo aqui o site onde se podem inscrever saber mais detalhes: http://www.limparportugal.org/

Partilhar

Publicada porLuy  

0 comentários:

Enviar um comentário