Video Time Machine #22

Mecano - El 7 de septiembre [1991]

Os Mecano são sem qualquer dúvida uma referência na história da música pop espanhola entre os anos 1981 e 1992. O grupo formado por Ana Torroja (voz) e os irmãos Nacho Cano (programação, guitarras, teclados e voz) e José María Cano (guitarras, teclados e voz) tornaram-se ídolos para os adolescentes da década de 80 em Espanha, contagiando países da Europa de língua latina (França, Itália e Portugal) e também os países da América Latina.

Na sua carreira, os Mecano venderam cerca de 25 milhões de álbuns e bateram recordes de vendas o seu país. No total lançaram 5 álbuns de originais, tendo o pico do sucesso da banda sido em 1988, com Descanso Dominical, um disco que vendeu 1.300.000 copias em Espanha e se tornou no mais vendido de sempre em Espanha até aos dias de hoje. Este disco incluía o tema La fuerza del destino, que contava com a participação de actriz Penélope Cruz no vídeo, e Mujer contra mujer, um tema que falava abertamente da homossexualidade feminina.

Os Mecano também davam cartas nas suas apresentações ao vivo, que seguiam a linha dos espectáculos das grandes estrelas da música americana e inglesa. Pelo que o disco ao vivo Mecano en concierto (1985) também foi um sucesso de vendas.

Depois da separação em 1992 o grupo voltou a reunir-se em 1998 para a edição de um disco de compilação dos seus êxitos com mais 7 temas inéditos. Os Mecano não recuperaram o sucesso de outrora e não fizeram uma digressão por incompatibilidade de agenda dos seus membros, que entretanto também tinham desenvolvido carreiras e projectos a solo. Até à actualidade os fãs da banda continuam à espera de um último regresso, nem que seja para um derradeiro concerto de despedida.

Entretanto, deixo aqui aquele que é quanto a mim o melhor vídeo dos Mecano, retirado do último álbum Aidalai (1991), e que se intitula El 7 de septiembre. O tema recebeu o prémio de melhor canção de 1991 em Espanha e conta a situação incómoda de uma relação entre duas pessoas que não têm mais nada a dizer uma à outra.

Partilhar

Publicada porLuy  

1 comentários:

Anónimo disse... 04/03/10, 12:50  

Bem, aos tempos que não ouvia falar deste grupo. Lembro-me em particular da canção Hijo de la Luna. Muito bom! =)

Enviar um comentário