Empire of Down Under

Os Empire of the Sun são um duo australiano, composto por Luke Steele e Nick Littlemore, que em 2008 saíram no anonimato no seu país com a edição do tema Walking on a Dream, destacando-se sobretudo nas vendas de música digital. O próprio álbum, também intitulado Walking on a Dream, foi primeiro editado em Outubro de 2008 e depois fisicamente em Abril de 2009.

A música dos Empire of the Sun entra na categoria do novo electro-pop-dance deste novo milénio, acompanhando a tendência de bandas como os britânicos Friendly Fires e os americanos MGMT, que já por aqui apresentámos.

A carreira dos Empire of the Sun tem-se feito de pequenos passos, numa conquista moderada dos tops um pouco por todo o mundo. Até ao momento lançaram 4 excelentes singles - Walking on a Dream, We Are the People, Standing on the Shore e Without You -, que atestam a qualidade deste álbum com que se apresentam no mundo da música.

Contudo, o grupo viu-se envolto numa polémica, quando Donnie Sloan, baixista dos Sneaky Sound System, outra banda australiana de dance punk, procurou processar os Empire of the Sun por considerar que os temas We Are the People, Walking on a Dream, Half Mast e Without You tinham sido escritos por si para um álbum a solo em 2005, material que entregou em bruto a Nick Littlemore, para este remisturar

Donnie Sloan terá posteriormente chegado a um acordo com a banda, visto que o seu nome passou a fazer parte dos créditos do álbum de estreia dos Empire of the Sun. Curiosamente, três dos temas que eram considerados plágio por Donnie Sloan fizeram parte do lote dos 4 singles extraídos do álbum. Se os Empire of the Sun não tiverem pernas para solidificarem o seu êxito no próximo disco, talvez não seja uma má ideia contratarem Donnie Sloan para uma nova colaboração.

Julgo que a voz nasalada do vocalista Luke Steele e a forte aposta na imagem são duas das notas de destaque deste projecto. A voz de Luke Steele é rara e por vezes faz-nos parecer que é manobrada por sintetizadores e a capa do disco é extremamente apelativa, embora me recorde a capa de Mad Max, com Tina Turner e Mel Gibson.

Os Empire of the Sun já fazem parte do cartaz Super Bock Super Rock, que este ano se realiza no Meco, e a organização já disse que foi díficil agendar a presença da banda em Portugal, porque realiza poucos concertos, mas que visualmente o seu espectáculo é muito interessante. Espero que quem puder ir confirme isso mesmo.

Empire of the Sun - Walking on a Dream [2009]
Nota: 7/10

1. Standing on the Shore (****)
2. Walking on a Dream (*****)
3. Half Mast (****)
4. We Are the People (****)
5. Delta Bay (***)
6. Country (instrumental) (**)
7. World (***)
8. Swordfish Hotkiss Night (***)
9. Tiger by My Side (***)
10. Without You (****)

Partilhar

Publicada porLuy  

1 comentários:

Anónimo disse... 02/03/10, 21:10  

Gosto bastante do álbum e da sua sonoridade, em particular da We re The People, a minha favorita =)

Enviar um comentário