80's e PoP, pOp, PoP… um pouco de RocK

Image hosted by Photobucket.com

Nas apreciações que temos feito aos álbuns que temos apresentado no blogue, é notório que os anos 80 estão a ser recuperados pelos grupos da actualidade. Temos como exemplos recentes o caso dos Scissor Sisters ou de Gwen Stefani (No Doubt). Mas é sempre bom voltar a ouvir os verdadeiros pioneiros nesta matéria, que serviram de inspiração às novas gerações. Por isso proponho para hoje o regresso dos sobreviventes New Order, com “Waiting for the Sirens' Call”, o oitavo trabalho de originais da banda.

Esta banda britânica, formada por Peter Hook, Stephen Morris, Bernard (Barney) Sumner e Gillian Gilbert, ergueu-se das cinzas dos Joy Division, depois da morte do seu vocalista Ian Curtis. Aventurou-se no mundo da música em 1981, com o álbum "Movement", e passado um quarto de século continua a fazer a genuína música pop, à semelhança da que produzia durante a cultura pop dos “eighties”.

Na sua primeira década de existência dos New Order destacam-se temas de êxito como “True Faith” ou “Blue Monday”, este último simplesmente um dos maiores clássicos da música de dança de 80 e que se tornou no maxi-single mais vendido de sempre.

Em 1993 fizeram uma interrupção nos trabalhos de estúdio e retomaram a carreira em 2001 com o CD “Get Ready”. Nos interregnos os elementos da banda criaram e integraram outros projectos, nomeadamente bandas como os Electronic, The Other Two, Revenge ou os Monaco. Criaram também a editora Factory, que editou os “Happy Mondays”, mas que entrou na falência numa altura em que as drogas viviam no seio do grupo. Este novo “Waiting for the Sirens' Call” vem na mesma linha de “Get Ready”, mas afirma-se por uma maior coesão a todos os níveis.

Image hosted by Photobucket.com

Incrivelmente, apesar da idade, o som dos New Order continua fresco, tanto na instrumentalização como na voz. Há a salientar que em “Waiting for the Sirens' Call” os sons electrónicos deram lugar a uma presença acentuada das guitarras eléctricas, dando um cunho mais rock a este disco.

Quando já aqui falei em pioneiros e nova geração, é curioso, ou talvez não, que neste álbum existe uma fusão entre estes dois mundos, visto que os New Order contam com a participação de Ana Matronic (Scissor Sisters) no tema “Jetstream”, que corresponde ao segundo lançamento em single, a sair para o mercado a 16 de Maio próximo, “Krafty” foi o título de apresentação.

Este “Waiting for the Sirens' Call” não é uma obra prima, mas mostra novamente os New Order em forma.

Não esquecer que os New Order vão passar por Lisboa na edição do Super Bock Super Rock 2005, a 28 de Maio, no Parque Tejo.


New Order - Waiting for the Sirens' Call [2005]
(Nota 6/10)


Temas:

1. Who's Joe? (***)
2. Hey Now What You Doing (****)
3. Waiting for the Sirens Call (***)
4. Krafty (****)
5. I Told You So(***)
6. Morning Night & Day (****)
7. Dracula's Castle (**)
8. Jetstream (****)
9. Guilt Is A Useless Emotion (**)
10. Turn (**)
11. Working Overtime (***)

Partilhar

Publicada porLuy  

0 comentários:

Enviar um comentário