Beyoncé: My Name Is... Sasha Fierce



Beyoncé Knowles, considerada a líder das extintas Destiny Child, tem conseguido manter uma carreira a solo em bom nível (ao contrário dos restantes elementos da banda); embora alguns dos seus singles tenham ficado àquem do esperado (como Déjà Vu) rapidamente são salvos in extremis por outro (como Irreplaceable, tanto este como o anterior do álbum B'day). Agora chega-nos o My Name Is... Sasha Fierce. Para além do título ambicioso, o que me chamou a atenção de imediato foi o primeiro vídeo que surgiu do duplo-single Single Ladies (Put A Ring On It)...



... lançado em simultâneo com If I Were A Boy.



Esta dualidade é reiterada também pela conceito por detrás do álbum: dois discos, o primeiro com baladas e o segundo com faixas aceleradas. Penso que seja um conceito ganhador, nem que seja pela tentativa de fazer algo (não direi diferente) menos comum. Na realidade todas as faixas da versão regular deste álbum caberiam num único cd, mas assim é sublinhado a oposição dos estados de espírito e do alterego que Beyoncé encarna.



O conceito vinga pela coerência quer a nível musical, quer a nível de imagem (notar a luva andróide que acompanha Sasha Fierce nas fotografias e vídeos da respectiva persona). A meu ver, a primeira parte é a mais forte, com as baladas possuindo uma melodia e uma prestação vocal quase sempre muitíssimo boas; destaco a épica Halo ou as excelentes Broken-Hearted Girl e Ave Maria (e com isto já mencionei metade do primeiro álbum). De seguida encontramos a segunda parte que se apresenta com a viciante Single Ladies já mencionada e é seguida do tema Radio que faz lembrar a Rihanna na melhor forma (e com voz, já agora).

Não sendo propriamente fã da artista, foi uma agradável descoberta e um reconhecimento do esforço por fazer algo que foge à regra quase sempre medíocre do mercado pop mundial.

Beyoncé - My Name Is... Sasha Fierce [2008]
Nota: 7,5/10

1.1 - If I Were A Boy - *****
1.2 - Halo - *****
1.3 - Disappear - ****
1.4 - Broken-Hearted Girl - *****
1.5 - Ave Maria - *****
1.6 - Satellites - ****
2.1 - Single Ladies (Put A Ring On It) - *****
2.2 - Radio - *****
2.3 - Diva - ***
2.4 - Sweet Dreams - ****
2.5 - Video Phone - ***

*xuac*

Partilhar

Publicada porAnónimo  

9 comentários:

Anónimo disse... 11/11/08, 16:31  

Gostei das duas canções apresentas, mas a música da Beyoncé quase sempre me passa ao lado. Comigo não cola.

Apesar de ter umas musiquinhas engraçadas, até agora ainda não me lembro de qualquer uma das suas canções que daqui a uns 10 anos se possam observar como clássicos.

Pode ser que isso surja com este álbum.

Anónimo disse... 11/11/08, 16:45  

Sim, essa também é a minha postura em relação a ela; mas acho que Crazy In Love e Ireplaceable podem ser considerados clássicos desta década :)

zehtoh disse... 12/11/08, 10:02  

so consegui ouvir a primeira (tenho sempre problemas a ver os videos do youtube) mas gostei, tem bom ritmo e adorei o video :D

Anónimo disse... 12/11/08, 12:38  

Sim, é um excelente exemplo de um vídeo algo 'simples' mas de excelente execução. A Madonna podia tomar nota neste campo xD

deonplayground disse... 17/11/08, 01:22  

Favorita: Sweet Dreams...é viciante.

AFSC disse... 17/11/08, 14:38  

Gosto muito do álbum, faixas bonus e demos Razz

Prefiro de tudo, a parte 2=Sasha

A Halo..tem cara de futuro hit!!!

Sweet Dreams, a melhor do Sasha :)

Anónimo disse... 19/11/08, 02:11  
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse... 19/11/08, 02:14  

Estou vidrado neste álbum. Mas a versão Deluxe é a única que vale a pena ouvir - nem percebo a necessidade de existir uma simples, ou neste caso, incompleta.

Favoritas...

Lado "I Am": Halo, Broken Hearted Girl, That's Why You're Beautiful, Save the Hero, If I Were a Boy

Lado "Sasha Fierce": Diva, Video Phone, Ego, Scared of Lonely, I'm Alone Now, Single Ladies

Já agora vi hoje que os próximos singles serão Halo/Diva :) Cheira-me que com o Halo ela vai ter um dos (senão O) maiores sucessos da carreira dela.

Anónimo disse... 10/12/08, 13:56  

As notinhas da Deluxe é que tardam. Apre!

Enviar um comentário